domingo, 10 de janeiro de 2021

Uma Vida Iluminada

 


Uma Vida Iluminada (Everything Is Illuminated, EUA, 2005) – Nota 8
Direção – Liev Schreiber
Elenco – Elijah Wood, Eugene Hutz, Boris Leskin, Laryssa Lauret.

Após a morte de seu avô, Jonathan Safran Foer (Elijah Wood) segue para a Ucrânia com o objetivo de localizar uma mulher através de uma foto e o nome de uma vila. Ela teria salvo a vida de seu avô durante a invasão nazista na Segunda Guerra Mundial. 

Na Ucrânia, Jonathan consegue a ajuda do agitado Alex (Eugene Hutz) e de seu avó Alex Sr. (Boris Leskin), que o levam com a cadela Sammy Davis Jr. Jr. para uma viagem pelo interior do país em busca da mulher da foto. 

Este divertido e ao mesmo tempo sensível longa é até hoje o único trabalho na direção em cinema do ator Liev Schreiber, que provavelmente gostou do livro em que é baseada a história por ser ele também de origem judaica, com sua mãe vindo de uma família com raízes na Polônia e na Rússia. 

A trama é ficcional, mas ao mesmo tempo explora um tema até certo ponto comum sobre judeus que tentam conhecer suas origens. O autor do livro criou o personagem principal com seu nome verdadeiro e provavelmente com características dele mesmo. 

O personagem de Elijah Wood é um colecionador tímido, que se vê em meio a um mundo com hábitos completamente diferentes do seu. Seus diálogos com o personagem de Eugene Hutz são impagáveis, ator que na verdade é um conhecido cantor ucraniano. 

Destaque também para o avô ranzinza vivido por Boris Leskin e para a esperteza da cadelinha que os acompanha na viagem. O estilo road movie da narrativa também agrada, assim como a mensagem sobre o valor da vida. 

É um filme que merecia ser mais conhecido.


Nenhum comentário: