quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

The Gamechangers

 


The Gamechangers (The Gamechangers, Inglaterra, 2015) – Nota 6,5
Direção – Owen Harris
Elenco – Daniel Radcliffe, Bill Paxton, Ryan Gage, Joe Dempsie.

Em 2002, a equipe de desenvolvimento de games Rockstar liderada por Sam Houser (Daniel Radcliffe) lança a nova versão do Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA. O jogo que consiste em matar todos que cruzam o caminho do protagonista é um sensacional sucesso de vendas. 

A festa se transforma em problema quando um jovem imita o jogo assassinando três policiais. O crime chama a atenção do advogado Jack Thompson (Bill Paxton), um religioso fanático que acredita que o jogo influenciou o assassino. Ele decide defender o rapaz e ao mesmo tempo processar a Rockstar. 

Baseado em uma história real, este longa tenta explorar alguns temas interessantes e complexos. O mais visível é a questão dos games violentos, em que muitas pessoas acreditam serem prejudiciais à saúde mental de jovens e adolescentes. 

Quando esta discussão vai para o campo de culpar um game por crimes pessoais, vejo como um absurdo sem tamanho. Esta teoria maluca tenta minimizar a culpa do criminoso. 

Vale citar que pelas consequências na vida do personagem de Bill Paxton, fica claro que o roteiro amenizou suas atitudes, provavelmente para criar uma certa empatia com o público. 

No geral é um filme mediano, que vale como curiosidade para os fãs dos games e para quem quiser saber um pouco mais desta complicada disputa de egos.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não, não tenho interesse.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É um tema bem específico.

Bjs