sábado, 23 de janeiro de 2021

A Sombra de uma Dúvida

 


A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt, EUA, 1943) – Nota 7
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Joseph Cotten, Teresa Wright, Macdonald Carey, Henry Travers, Patricia Collinge, Hume Cronyn, Wallace Ford.

Charlie Oakley (Joseph Cotten) está sendo perseguido por homens desconhecidos. Ele foge do local para se esconder na casa da irmã na cidade de Santa Rosa na Califórnia. Recebido com carinho pela família, principalmente pela sobrinha Charlotte, que também é chamada de Charlie (Teresa Wright), aos poucos a garota começa a perceber que existe algo de estranho nas atitudes do tio. 

Muitos críticos citam que este seria o filme preferido do próprio Hitchcock, porém ao meu ver fica abaixo de vários outros trabalhos do diretor. Desde o início fica claro que o caráter do protagonista é complexo, não demorando para o espectador saber a verdade. 

O filme tem alguns destaques, como o desenvolvimento da personagem de uma quase adolescente Teresa Wright, que varia da alegria ao medo, passando pela decepção. Os diálogos sobre formas de assassinatos entre o pai da garota (Henry Travers) e um amigo (Hume Cronyn) são impagáveis. Por outro lado, a sequência final no trem deixa a desejar pelo absurdo. 

É um bom filme, mas como citei antes, com qualidade abaixo de outras obras de Hitchcock.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei bastante. o irmão desestabiliza a família que vive em harmonia. a irmã muda completamente e trata difernte de todos o irmão q é exageradamente mimado. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Gostei do filme, mas achei um final um pouco exagerado.

Bjs