sexta-feira, 23 de junho de 2017

X+Y

X+Y (X+Y, Inglaterra, 2014) – Nota 8
Direção – Morgan Matthews
Elenco – Asa Butterfield, Rafe Spall, Sally Hawkins, Eddie Marsan, Jo Yang, Martin McCann, Jake Davies, Alex Lawther, Alexa Davies.

Desde criança, Nathan Ellis (Asa Butterfield) demonstra uma incrível facilidade em aprender matemática e uma tremenda dificuldade em se relacionar com as pessoas, fato potencializado após a morte do pai.

Ao perceber que o filho tem um talento especial, a mãe (Sally Hawkins) procura um colégio melhor. Nathan se torna aluno de Martin Humprheys (Rafe Spall), que também foi uma criança prodígio em matemática, mas que não decolou na carreira por causa de uma grave doença e também pelos seus próprios erros.

Durante alguns anos, Martin prepara Nathan para participar de famosa Olimpíada de Matemática, que terá uma fase de preparação na China. A viagem para o país estranho e o relacionamento com outros jovens prodígios mudará para sempre a vida de Nathan.

Este simpático drama vai além da tramas comuns sobre jovens nerds. A dificuldade em se relacionar, os maneirismos de quem vê o mundo com outros olhos e a pressão para desenvolver todo seu potencial são obstáculos quase intransponíveis para estes jovens encontrarem a felicidade nas coisas simples da vida.

O protagonista vivido pelo garoto Asa Butterfield (“A Invenção de Hugo Cabret”) é quase uma versão mirim do matemátiva interpretado por Russell Crowe em “Uma Mente Brilhante’. Nos dois casos, a mente dos personagens funciona de uma forma extremamente racional. Quando as emoções entram em cena, a vida vira de ponta-cabeça.

Os vários adolescentes que passam pela tela entregam boa atuações, assim como os sempre competentes Sally Hawkins e Eddie Marsan, este último interpretando o professor que comanda a equipe inglesa de matemática. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não estou lembrada da Sally Hawkins mas a história parece interessante.

Ontem acabei de vê o seriado Netflix "13 reasons why" sobre uma adolescente chata que se suicida e deixa 13 fitas cassetes, acusando 13 colegas da Liberty Escola.
O seriado é uma chateação.
São 13 episódios.
Vou assistindo e xingando a idiota.

Hugo disse...

Liliane - A série está fazendo muito sucesso com os adolescentes. Eu não tive interesse em acompanhar.