quarta-feira, 21 de junho de 2017

A Grande Muralha

A Grande Muralha (The Great Wall, EUA / China / Hong Kong / Austrália / Canadá, 2016) – Nota 5,5
Direção – Zhang Yimou
Elenco – Matt Damon, Pedro Pascal, Tian Jing, Willem Dafoe, Andy Lau, Hanyu Zhang. Han Lu.

Um grupo de mercenários viaja pelo oriente à procura de pólvora, a grande descoberta da época. Após serem atacados por outro grupo e em seguida por uma criatura desconhecida, apenas William (Matt Damon) e Tovar (Pedro Pascal) sobrevivem. 

Eles chegam até a grande muralha da China e se tornam prisioneiros do exército chinês, que por sua vez aguarda o ataque das mesmas criaturas que mataram os parceiros dos mercenários. O destino e a vontade de sobreviver fazem com que William e Tovar se unam ao chineses para defender a muralha. 

Esta superprodução hollywoodiana tem uma premissa simples e até interessante ao colocar mercenários em busca da pólvora, descoberta que mudou a forma de guerrear na época. Os problemas surgem com a escolha de transformar o filme em uma ficção apoiada apenas nos efeitos especiais. Os diálogos são ruins, assim como as interpretações e o previsível desenrolar da trama. 

Além disso, a forma como é apresentado o exército chinês é um enorme exagero. Desde que aparece na tela pela primeira vez, o exército é mostrado como se estivesse numa parada militar, com todos em posição de ataque com uniformes coloridos e impecáveis, inclusive as mulheres que parecem terem saído de um salão de beleza. As traquitanas utilizadas nas cenas de ação são armas antigas com visual futurista. 

É mais um filme que mistura cinema com game, sendo mais indicado para a nova geração que muitas vezes prefere tecnologia ao invés de história e interpretações.

8 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já vi que não ia gostar apesar de gostar muito de Matt Damon.

Ubiracy disse...

Concordo que tudo dito no texto, exceto a parte de indicar esse filme pra algum ser humano assistir, independente de idade. Eu ainda acho que tu foi muito generoso em dar 5,5 como nota pra esse filme.

Marcelo Keiser disse...

Independente da qualidade desse filme, por teimosia ainda pretendo assistir ao resultado dele em breve. Vamos ver!

abraço

Hugo disse...

Liiane - Com certeza vc não iria gostar.

Ubiracy - Ainda tem muita gente que gosta deste filme. Existe gosto para tudo...rs

Marcelo - Eu também assisto filmes que tenham algo que me chame atenção, mesmo que as críticas sejam ruins.

Abraço

Agnaldo Junior disse...

Legal,mais um blog sobre filmes,gostei do seu texto,eu tbm gostei desse filme,apesar de achar ele mto exagerado mas eu curti,já estou te seguindo,abraço,,
http://lorraneejunior.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Agnaldo - Agradeço pela visita. Visitarei seu blog tb.

Abraço

Pedrita disse...

esse filme merecia zero e framboesa de ouro. bom, pelos efeitos e visual dá pra dar 2. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Tentei não detonar tanto o filme, apesar de bem ruim.

Bjos