sexta-feira, 16 de junho de 2017

8MM & Morte ao Vivo


8MM – Oito Milímetros (8MM, Alemanha / EUA, 1999) – Nota 7,5
Direção – Joel Schumacher
Elenco – Nicolas Cage, Joaquin Phoenix, James Gandolfini, Peter Stormare, Anthony Heald, Catherine Keener, Chris Bauer, Amy Morton.

Após a morte do marido, que era um velho milionário, sua esposa também idosa encontra um filme em 8MM que mostra uma jovem sendo torturada e morta por um sujeito mascarado. Angustiada em saber se o vídeo é verdadeiro, a velha senhora contrata o detetive particular Tom Welles (Nicolas Cage) para investigar o caso. 

Seguindo a pista de jovens desaparecidas, Welles é levado até Hollywood e cruza o caminho de um balconista de videolocadora (Joaquin Phoenix) que tem contatos na indústria pornográfica. O rapaz o apresenta a um produtor de filmes pornô (James Gandolfini), que por sua vez o leva a conhecer o estranho diretor Dino Velvet (Peter Stormare), que pode estar ligado a produção da fita. 

O roteiro deste polêmico longa tenta criar uma linha tênue entre o cinema pornô e os terríveis snuff movies, estes últimos que muitos acreditam ser apenas uma lenda urbana. A trama não chega a se aprofundar no tema da produção dos snuff movies, resultando muito mais em um filme de suspense e violência. 

O longa não teve boa recepção da crítica muito por causa dos nomes de Joel Schumacher e de Nicolas Cage, porém o filme é competente em sua proposta, com uma narrativa que prende a atenção e bons momentos de suspense. 

Mesmo com bons filmes no currículo como “Um Dia de Fúria” e “Os Garotos Perdidos”, Joel Schumacher carregará para sempre os fracassos dos dois Batmans. O astro Nicolas Cage estava no auge da carreira na época, protagonizando filmes muito melhores dos que as bombas que tem trabalhado nos últimos anos.

Morte ao Vivo (Tesis, Espanha, 1996) – Nota 7,5
Direção – Alejandro Amenabar
Elenco – Ana Torrent, Fele Martinez, Eduardo Noriega, Xabier Elorriaga, Miguel Picazo.

Angela (Ana Torrent) é uma aluna de jornalismo em uma universidade em Madrid. Ao procurar seu professor de mestrado, ela o encontro morto em uma sala de vídeo. O homem passou mal e faleceu ao assistir uma estranha fita de vídeo. 

Curiosa, Angela rouba fita e descobre que o conteúdo é um “snuff movie”. Angela pede auxílio a um estranho aluno chamado Chema (Fele Martinez), especialista em filmes de violentos, que rapidamente identifica a moça assassinada no filme como uma aluna que estava desaparecida há algum tempo. Ao invés de acionar a polícia, a dupla decide investigar por conta própria. 

Este competente suspense marcou a estreia na direção do chileno Alejandro Amenabar (“Os Outros”, “Regressão”). Os pontos positivos do longa são o clima de suspense potencializado por algumas sequências dentro dos porões da universidade e o bom roteiro que até próximo ao final deixa dúvidas quanto ao verdadeiro psicopata. 

Como curiosidade, Ana Torrent, a protagonista assustada, é atriz desde criança, tendo trabalhado com Carlos Saura no clássico espanhol “Cria Cuervos” quando tinha apenas dez anos de idade.

5 comentários:

Marcelo Keiser disse...

"Morte ao Vivo" eu não assisti, porém "8MM – Oito Milímetros" inclusive assisti no cinema. Hoje eu não me lembro bem dos detalhes da trama, mas na época eu achei que era muito marketing pra pouco filme. Ele meio que se vendia como o sucessor de "Seven". Que exagero!

abraço

Liliane de Paula disse...

Gostei das 2 resenhas.
E o primeiro que tem James Gandofini no elenco, já me faria gostar.
Agora o que tem o marido morto com os vídeos?
Pode me dizer?

Outra coisa que preciso saber sua opinião:O final do filme O passado, vc acha que a paciente terminal deu sinal de que sentiu o perfume? Eu não vi sinal.

Quanto a Morte ao Vivo, não gosto de quando os personagens sem entender nada querem ser detetive>
Esse, não sei se gostaria.

Hugo disse...

Liliane - O homem que faleceu escondia o filme da esposa, que imaginava o marido como alguém de caráter.

O final de "O Passado" deixa esta dúvida no ar.

Anônimo disse...

8MM é muito didático em relação ao roteiro, personagens secundários são unilaterais e só existem pra regurgitar falas expositórias, deixando claro suas intenções, filosofias de vida e qualquer outra informação necessária para manter o espectador por dentro dos acontecimentos do filme.

O protagonista é jogado em um mundo desconhecido, o balconista explica tudo que ele e o espectador precisa saber sobre esse mundo desconhecido, o antagonista não tem motivação a não ser pura maldade, o resto dos personagens te explicam o necessário para manter a história em movimento.

No fim o Foreshadowing pronunciado jocosamente pelo balconista é perpetuado pelo protagonista e depois que todos os vilões estão mortos o protagonista volta a sua vida normal.

A ideia do filme é interessante mas a execução deixa a desejar.

Hugo disse...

Anônimo - Valeu pela visita.