quarta-feira, 14 de junho de 2017

O Invencível

O Invencível (Champion, EUA, 1949) – Nota 7,5 
Direção – Mark Robson
Elenco – Kirk Douglas, Arthur Kennedy, Marilyn Maxwell, Paul Stewart, Ruth Roman, Lola Albright.

Os irmãos Midge (Kirk Douglas) e Connie (Arthur Kennedy) viajam de carona de Chicago até Los Angeles acreditando terem comprado uma parte de um lanchonete. Ao chegarem no local, descobrem que foram enganados e acabam aceitando trabalhar no estabelecimento. 

O ambicioso Midge tem o objetivo de ganhar dinheiro a qualquer custo. Seu temperamento explosivo chama a atenção de um empresário de boxe (Paul Stewart). Midge então decide se tornar lutador profissional. 

O roteiro escrito por Carl Foreman foca na saga enfrentada por Midge até se tornar campeão mundial, detalhando os obstáculos e também as pessoas que ele vai usando e abandonando pelo caminho, inclusive mulheres. 

É basicamente uma filme sobre ambição, em que o protagonista não mede esforços para chegar ao topo, sempre colocando o dinheiro e o poder em primeiro lugar. 

Este é também um dos primeiros filmes a mostrar os bastidores sujos do boxe, com empresários negociando resultados de lutas e tratando os boxeadores como descartáveis. 

O astro Kirk Douglas teve aqui sua primeira e merecida indicação ao Oscar. 

Mesmo sendo uma história que hoje parece repetitiva, pois já vimos muitos filmes semelhantes produzidos posteriormente, não se pode negar a força dramática deste longa.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não, não me interessaria.

Hugo disse...

Liliane - É um filme para quem gosta de dramas antigos.