terça-feira, 20 de junho de 2017

Uma Caminhada na Floresta

Uma Caminhada na Floresta (A Walk in the Woods, EUA, 2015) – Nota 6,5
Direção – Ken Kwapis
Elenco – Robert Redford, Nick Nolte, Emma Thompson, Mary Steenburgen, Nick Offerman, Kristen Schaal, R. Keith Harris.

Bill Bryson (Robert Redford) é uma famoso escritor especializado em livros sobre viagens. Após uma entrevista em um programa qualquer, ao ser questionado porque nunca escreveu sobre lugares nos Estados Unidos, Bryson decide percorrer a pé a Appalachian Trail que atravessa o oeste americano por mais de 3500 km. 

Sua esposa (Emma Thompson) considera uma loucura, mas aceita a ideia do marido apenas se ele encontrar alguém para viajar junto. Após ser ridicularizado por amigos por causa da ideia, Bryson recebe um telefonema de Stephen Katz (Nick Nolte), um amigo de viagens e bebedeiras da juventude, que se convida para a aventura. 

Este simpático longa sobre amizade e desafios da terceira idade é uma adaptação de um livro autobiográfico do verdadeiro Bill Bryson, que nos anos noventa percorreu a trilha e relatou a aventura. 

A maior diferença entre a história real e o filme é a diferença de idade. O verdadeiro Bryson estava na casa dos quarenta e poucos anos, enquanto Redford beira os oitenta. Ao mesmo tempo em que levando em conta a idade verdadeira de Redford  e também de Nick Nolte a história fique absurda, por outro lado, o mesmo fato cria possibilidades para o roteiro brincar com a situação através de diálogos irônicos e das dificuldades próprias da idade. 

Por sinal, a química entre Redford e Nolte é um dos pontos altos. Outro destaque são as belas paisagens naturais da trilha. Vale citar que Redford comprou os direitos do livro ainda nos anos noventa e planejava levar a história para o cinema com Paul Newman ao seu lado, reeditando a dupla de sucesso de “Butch Cassidy” e “Golpe de Mestre”. Infelizmente o plano não saiu do papel enquanto Newman estava vivo. 

É um filme simples e despretensioso, uma verdadeira sessão da tarde.    

5 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Nunca ouvi falar desse filme mas, com esse elenco, deve ser sim algo bom!

http://21thcenturycinema.blogspot.com.br/

Marcelo Keiser disse...

Eu dei muita risada com esse filme. É muito legal.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Deve ser muito legal vê os 2 atores de mais idade fazendo uma trilha que deve ter sido a mesma da Reese Withpersoon.
E pelo filme dela, a trilha é para poucos, muito poucos.

Liliane de Paula disse...

Assisti Koblic e apesar de ter gostado muito, achei o final espetaculoso demais.
Para mim o filme perdeu-se nesse final.
Ricardo Darim sempre ótimo.
E ele foi ou não se encontrar com a mulher?

Hugo disse...

Cleber e Marcelo - É um filme simples e divertido.

Liliane - As trilhas são diferentes. A que Reese Witherspoon percorre em "Livre" é a Pacific Trail que fica corta a divisa entre México e EUA, chegando até o Canadá. A de "Uma Caminhada na Floresta" fica do outro lado do país.

Abraço