terça-feira, 27 de junho de 2017

Jersey Boys

Jersey Boys (Jersey Boys, EUA, 2014) – Nota 7,5
Direção – Clint Eastwood
Elenco – John Lloyd Young, Vincent Piazza, Erich Bergen, Michael Lomenda, Christopher Walken, Mike Doyle, Renée Marino, Joseph Russo, Katherine Narducci, Lou Volpe.

New Jersey, anos cinquenta. Tommy DeVito (Vincent Piazza) é um ladrão pé-de-chinelo protegido pelo mafioso Gyp DeCarlo (Christopher Walken). Além dos pequenos delitos, Tommy também é guitarrista. 

Pensando em profissionalizar a carreira, Tommy e seu parceiro Nico Massi (Michael Lomenda) convidam o jovem Francis Castelucci (John Lloyd Young) para ser o vocalista da nova banda. A garoto decide mudar seu nome para Frankie Valli. 

Frankie é dono de uma voz diferenciada que chama a atenção. O grupo é fechado com a entrada do compositor e tecladista Bob Gaudio (Erich Bergen). É o início do grupo “The Four Seasons”, que faria grande sucesso nos anos sessenta. 

O diretor Clint Eastwood aproveitou o sucesso de um show da Broadway sobre a carreira do grupo para levar a história ao cinema. O roteiro segue o esquema comum das biografias de grupos ou pessoas que chegaram ao sucesso artístico. Começa pela dificuldade do início de carreira, a sorte de aparecer a chance para gravar, passando pelo sucesso, as brigas, os problemas familiares até a redenção. 

Mesmo sem grandes surpresas ou reviravoltas, a forma como Eastwood conduz a narrativa prende a atenção, auxiliado pela narração de Tommy DeVito, que conversa com o espectador olhando para câmera, além de intercalar ótimos números musicais. 

Vale citar que o protagonista John Lloyd Young foi escolhido por ser um ótimo cantor e ter a voz muita parecida com o verdadeiro Frankie Valli. Sua atuação deixa a desejar, porém a parte musical compensa a falha. É destaque ainda a presença do carismático Christopher Walken como o mafioso amigo da banda. 

Como informação, o ator Joe Pesci ("Os Bons Companheiros", "Cassino") foi a primeira pessoa que ajudou o grupo. Ele era amigo de Tommy DeVito e foi uma espécie de primeiro empresário da banda. No filme ele é interpretado por Joseph Russo. 

Finalizando, o verdadeiro Frankie Valli foi coadjuvante em alguns episódios de “A Família Soprano”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

É um tipo documentário?
Só conheço Christopher Walken que é sempre genial.
Não lembro desse conjunto mas como só ouço todo dia, o dia todo, música americana, talvez lembre.

Hugo disse...

Liliane - Não chega a ser um documentário. É um filme biográfico que tem como personagem principal o cantor Frank Valli.