domingo, 25 de junho de 2017

A Prova

A Prova (Proof, Austrália, 1991) – Nota 6,5
Direção – Jocelyn Moorhouse
Elenco – Hugo Weaving, Russell Crowe, Genevieve Picot.

Martin (Hugo Weaving) nasceu sem visão e mesmo assim, anda criança sua mãe o presenteou com uma máquina fotográfica. Adulto, Martin continua a fotografar tudo ao seu redor, mesmo se ver absolutamente nada. Ele mantém também uma estranha relação com sua empregada doméstica Celia (Genevieve Picot). 

O acaso leva Martin a conhecer Andy (Russell Crowe), que trabalha em um restaurante. Eles criam um laço de amizade, com Andy explicando para Martin o conteúdo de suas fotos, como se fosse um tradutor de imagens. A partir daí, inicia-se um complicado triângulo entre Martin, Andy e Celia. 

Na época do lançamento, este longa ganhou um ar de cult e fez com que muitos críticos acreditassem que a australiana Jocelyn Moorhouse se tornaria uma grande diretora. O tempo passou e a diretora não vingou, mesmo tendo comandado alguns filmes americanos. 

Além disso, o tempo também mostrou que apesar de inusitado, o filme não era tão bom assim. A narrativa apresenta alguns tempos mortos e flashbacks estranhos que tentam explicar os traumas do protagonista. 

Os destaques ficam para os então desconhecidos Hugo Weaving e Russell Crowe, que tiveram as portas de Hollywood abertas após este trabalho. 

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os cegos de nascença não tem qualquer noção de forma, cor, etc.
Não ouvi falar do filme.

O telecine play tem oferecido boas opções de filmes.

Marcelo Keiser disse...

Eu fui conhecer o trabalho de Hugo Weaving apenas em "Matrix". Até então eu nunca havia visto ele em nenhum outro filme anterior a "Matrix", como também nunca havia ouvido falar desse filme. Show!

abraço

Hugo disse...

Liliane - O filme explora esta situação.

Marcelo - Antes de "Matrix" já tinha uma carreira sólida no cinema australiano.

Abraço