sábado, 10 de junho de 2017

Antes de Dormir

Antes de Dormir (Before I Go To Sleep, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Rowan Joffe
Elenco – Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong, Anne Marie Douff.

Todas as manhãs ao acordar, Christine (Nicole Kidman) não lembra absolutamente nada sobre seus últimos vinte anos de vida. Seu marido Ben (Colin Firth) explica repetidamente que ela sofreu um acidente que resultou na perda da memória. 

Em paralelo, um psiquiatra (Mark Strong) passa a tratar de Christine sem que Ben saiba. Todos os dias ele entra em contato com Christine pelo telefone para explicar a relação entre eles e a incentiva a gravar suas memórias. Aos poucos, Christine percebe que Ben nem sempre conta a verdade, situação que faz com ela passe a desconfiar do marido. 

A premissa da personagem sem memória já foi explorada um sem número de vezes no cinema. Como é hábito no gênero, o segredo é revelado através de uma reviravolta na parte final, mantendo até então um certo interesse, principalmente pelo clima de tristeza pontuado por uma estranha trilha sonora e reforçado pela atormentada protagonista vivida por Nicole Kidman. 

Mesmo com a reviravolta citada, o roteiro é não é dos melhores. Não demora para descobrir quem é o vilão. Algumas explicações também não convencem, além da melodramática cena final. 

Como informação, o diretor Rowan Joffe é filho do também diretor e roteirista Roland Joffé, famoso nos anos oitenta por filmes como “A Missão” e “Os Gritos do Silêncio”.   

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

O filme parece maravilhoso e tinha impressão que estava anota para assistir.
Mas, não achei na lista que comecei faz pouco tempo.
Vc anota tudo que assisti por ordem alfabética?
Sem essa ordem (que não fiz ainda) é impossível lembrar o que vc comenta e me interessa.

Hugo disse...

Liliane - Tenho tudo anotado em Word, mas os filmes não estão em ordem alfabética. Em Word é fácil procurar pelo nome.