segunda-feira, 5 de junho de 2017

A Vida Marinha com Steve Zissou

A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou, EUA, 2004) – Nota 7
Direção – Wes Anderson
Elenco – Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett, Anjelica Huston, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Michael Gambon, Noah Taylor, Bud Cort, Seu Jorge, Robyn Cohen, Waris Ahluwalia, Matthew Gay Gubler, Seymour Cassel.

Após perder o grande parceiro de trabalho devorado por um estranho tubarão jaguar, o explorador marinho Steve Zissou (Bill Murray) volta ao mar com sua tripulação em busca de vingança. A expedição é retratada em um documentário. 

Ao mesmo tempo, Steve descobre um filho de um relacionamento antigo (Owen Wilson), que se junta ao grupo e ainda precisa lidar com a esposa (Anjelica Huston) que ameaça o abandonar. 

O diretor Wes Anderson utilizou como inspiração o trabalho do oceanógrafo e documentarista francês Jacques Costeau para criar uma obra de ficção com seu estilo particular. 

A história não chega a empolgar. A relação do protagonista com o filho, com a esposa e com os tripulantes é superficial. Os destaque fica para a belíssima produção, fato habitual nos trabalhos do diretor. 

A reconstituição do navio lembra uma casa de bonecas sem as paredes, onde vemos todos os compartimentos em cores vivas e repletos de traquitanas que parecem brinquedos. É um filme em que o visual supera história e personagens. 

Vale citar ainda a participação de Seu Jorge como um dos tripulantes do navio, cantando em algumas sequências versões de músicas de David Bowie em português. 

É uma obra indicada para quem gosta do estilo de Wes Anderson.

4 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Não é o meu filme preferido do Wes Anderson, mas é muito legal assim mesmo.

abraço

Hugo disse...

Marcelo - Concordo, também prefiro filmes mais recentes como "Moonrise Kingdom" e "O Grande Hotel Budapeste".

Abraço

Liliane de Paula disse...

Não sei se vi esse filme. Mas assisti há pouco alguma coisa de um tubarão que termina matando um tripulante.
Vou dar uma olhada nesse.
Quem sabe gosto.
Parece comédia. Será?

Voltando a minha vida sem a visita a Nely, no Hospital.
Por isso, estou tão atrasada.
Mas, já respondeu sobre a pipoca?

Hugo disse...

Liliane - Deve ser outro filme. Este é mais voltado para comédia, mas longe de ser comédia rasgada. É um estilo diferente. Respondi sobre a pipoca agora.