sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A Casa

 


A Casa (Hogar, Espanha, 2020) – Nota 7,5
Direção – David & Alex Pastor
Elenco – Javier Gutierrez, Mario Casas, Bruna Cusí, Ruth Diaz.

Javier Muñoz (Javier Gutierrez) é um publicitário de meia-idade que está desempregado. A cada nova entrevista sem sucesso sua frustração aumenta. Ele é obrigado a mudar com a esposa (Ruth Diaz) e o filho adolescente para um bairro mais simples, entregando o belíssimo apartamento em que vivia. Inconformado com a situação, Javier passa a vigiar o novo morador de seu antigo apartamento (Mario Casas), até que decide se aproximar do sujeito. 

Este é com certeza o trabalho mais consistente dos irmãos David e Alex Pastor, que entregaram o razoável “Vírus” e o interessante “Os Últimos Dias”. A princípio o roteiro passa a impressão de que veremos algo sobre o sofrimento causado pelo desemprego, porém em um segundo momento a história muda o foco criando um engenhoso suspense em que a marca principal é a maldade. 

O protagonista vivido por Javier Gutierrez tem algumas semelhanças no caráter com seu personagem em outro longa espanhol sobre manipulação, o também interessante “O Autor”. 

A mensagem abraçada pelo protagonista é que se você deseja algo não espere que lhe ofereçam, lute para conseguir, mesmo utilizando as piores armas possíveis. A forma mostrada aqui é absurda, mas o conceito infelizmente é utilizado por muitas pessoas na vida real.

Nenhum comentário: