sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Um Refúgio no Passado

 


Um Refúgio no Passado (In My Father's Den, Nova Zelândia / Inglaterra, 2004) – Nota 7,5
Direção – Brad McGann
Elenco – Matthew Macfadyen, Miranda Otto, Emily Barclay, Colin Moy, Jimmy Keen, Jodie Rimmer.

O famoso fotógrafo Paul Prior (Matthew Macfadyen) volta para a cidade onde nasceu no interior da Nova Zelândia para acompanhar o enterro do pai. A volta às origens desperta lembranças de sua infância e adolescência, principalmente dos fatos que o levaram a ir embora do país. 

Sua relação com as pessoas do passado fica ainda mais complicada quando a adolescente Celia (Emily Barclay) se torna sua amiga. A garota é filha de sua antiga namorada (Jodie Rimmer). 

A premissa de personagem que sofre ao enfrentar os problemas do passado é comum no cinema, algumas vezes explorando pitadas de comédia e outras focando diretamente no drama, como é o caso deste filme. 

Em seu único longa, o falecido diretor neozelandês Brad McGann intercala com competência o incômodo que a presença do protagonista causa em algumas pessoas, com flashbacks que detalham os fatos que levaram a sua ruptura com a família e a namorada. 

O ator Matthew Macfadyen, que no ano seguinte seria o protagonista do ótimo “Orgulho e Preconceito”, cria aqui um personagem triste e solitário que parece carregar uma culpa enorme. 

O resultado é um doloroso drama, até pesado em alguns momentos.


Nenhum comentário: