domingo, 25 de outubro de 2020

Jornada da Vida & Uma Família de Dois

 


Jornada da Vida (Yao, França / Senegal, 2018) – Nota 7,5
Direção – Philippe Godeau
Elenco – Omar Sy, Lionel Louis Basse, Fatoumata Diawara, Alibeta, Germaine Acogny, Gwendolyn Gourvenec.

Seydou Tall (Omar Sy) é um ator que viaja para Dakar no Senegal para participar do lançamento de seu livro. Seydou é filho de um senegalês, mas não conhecia o país. 

Em paralelo, o garoto Yao (Lionel Louis Basse) sai da pequena vila em que vive e atravessa o país de carona para chegar em Dakar e conseguir um autógrafo do ator em seu surrado livro. 

A inteligência de Yao mexe com Seydou, que decide viajar com o garoto de volta para casa deste no interior do Senegal, assim conhecendo um pouco de suas próprias raízes. 

Este simpático road movie acerta em cheio na ótima química entre o carismático Omar Sy e a espontânea interpretação do garoto Lionel Louis Basse. Os diálogos entre dois personagens que vivem em mundos tão diferentes mostram que mesmo com a distância cultural eles tem muitas coisas em comum. 

As locações pelo interior do Senegal é outro destaque, mostrando a vida naquela região e os costumes locais. É um daqueles filmes que faz o espectador se sentir bem ao final da sessão.

Uma Família de Dois (Demain Tout Commence, França / Inglaterra, 2016) – Nota 7,5
Direção – Hugo Gélin
Elenco – Omar Sy, Clémence Poésy, Gloria Colston, Antoine Bertrand, Ashley Walters.

Samuel (Omar Sy) trabalha e curte a vida em um hotel litorâneo no sul da França. A boa vida se transforma em loucura quando Kristin (Clémence Poésy) abandona uma bebê com ele e desaparece. Samuel tenta encontrá-la em Londres, mas não consegue. 

Oito anos depois, Samuel trabalha como dublê e cuida da esperta Gloria (Gloria Colston), que deseja conhecer a mãe. Um fato novo muda tudo na vida de pai e filha. 

Este refilmagem do longa mexicano “Não Aceitamos Devoluções” de 2013 mistura drama e comédia rasgada, com direito a algumas sequências bastante emotivas. 

Gostei bastante do filme, mas sou obrigado a citar que algumas cenas de comédia beiram o pastelão, exagerando um pouco na dose. Por outro lado, a ótima química entre Omar Sy e a garotinha Gloria Colston valem a sessão inteira. 

É um filme que agrada em cheio os fãs de filmes sobre família.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já vi os 2.
Gosto muito desse ator.
Mas, não morri de amores pelos 2.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei bastante dos dois filmes. São histórias leves.

Bjs