quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Greyhound: Na Mira do Inimigo & Na Mira do Inimigo

 


Greyhound: Na Mira do Inimigo (Greyhound, EUA / Canadá / China, 2020) – Nota 7
Direção – Aaron Schneider
Elenco – Tom Hanks, Stephen Graham, Rob Morgan, Elisabeth Shue, Matt Helm, Josh Wiggins, Craig Tate.

Segunda Guerra Mundial, 1942. O capitão Krause (Tom Hanks) lidera uma frota de navios que levam suprimentos para os Aliados na Inglaterra. Durante a travessia do Atlântico, a frota é perseguida por submarinos alemães. De dentro do seu navio, o Greyhound, Krause precisa criar estratégias para defender a frota. 

Baseado em um livro dos anos cinquenta, este longa explora uma história de perseguição ao estilo gato e rato entre os submarinos alemães que pouco aparecem e de quem o espectador ouve apenas uma voz em alguns momentos, contra o inexperiente capitão vivido por Tom Hanks. As decisões rápidas que o personagem precisa tomar sobre variadas situações se transformam em questões de vida ou morte. 

Na telinha o filme perde um pouco da força das cenas no mar, que no cinema com certeza teriam uma grandiosidade que elevaria a qualidade. O resultado é um obra correta, que agradará quem curte o gênero.

Na Mira do Inimigo (In Enemy Hands, EUA, 2004) – Nota 7
Direção – Tony Giglio
Elenco – William H. Macy, Til Schweiger, Thomas Kretschmann, Scott Caan, Clark Gregg, Jeremy Sisto, Rene Heger, Carmine Giovinazzo, A.J. Buckley, Sam Huntington, Ian Somerhalder, Gavin Hood.

O jovem capitão Randall Sullivan (Scott Caan) comanda um navio durante a Segunda Guerra Mundial tendo como segundo na hierarquia o chefe Nathan Travers (William H. Macy). O ataque de um submarino alemão obriga os sobreviventes a abandonarem o navio. Ele são resgatados e mantidos como reféns pelo nazistas, que também sofrem como uma avaria no submarino. 

Este curioso longa de guerra tem um roteiro que explora uma trama até certo ponto pacifista, principalmente ao obrigar que americanos e alemães tenham de se unir para salvar as próprias vidas. 

O filme apresenta boas cenas de ação com efeitos razoáveis, sequências de suspense dentro do navio e do submarino, além de um inusitado fato que transforma a situação em algo ainda mais tenso. 

É um filme que cumpre o que promete em relação a drama, suspense e ação.


Nenhum comentário: