quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

A Lenda de Lizzie Borden

 


A Lenda de Lizzie Borden (The Legend of Lizzie Borden, EUA, 1975) – Nota 7
Direção – Paul Wendkos
Elenco – Elizabeth Montgomery, Fionnula Flanagan, Katherine Helmond, Ed Flanders, Don Porter, Fritz Weaver, Bonnie Bartlett, Helen Craig.

Massachusetts, 1893. Em um bairro do que hoje seria uma classe média, um casal é assassinado dentro de casa, local onde estão apenas a filha do homem Lizzie Borden (Elizabeth Montgomery) e a empregada Bridget (Fionnula Flanagan) que estaria no quintal. Lizzie rapidamente se torna a suspeita, dando início a um complexo processo judicial. 

Este longa produzido para a tv é baseado em uma história real que se transformou em uma espécie de lenda popular criminal. Grande parte do filme foca no julgamento, detalhando ponto a ponto o que deve ter acontecido, além dos vários depoimentos que em sua maioria apontam para a acusada. 

Além da história, o destaque fica para a atuação de Elizabeth Montgomery, então uma estrela de tv por conta da clássica série “A Feiticeira”, que cria uma Lizzie Borden fria e assustadora em alguns momentos. 

Em 2015 foi produzida um minissérie para tv protagonizada por Christina Ricci, em que aparentemente a história foi contada com maior cinismo, diferente da seriedade pesada deste longa dos anos setenta.

Nenhum comentário: