quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Garotos do Bem

 


Garotos de Bem (La Scuola Cattolica, Itália, 2022) – Nota 6,5
Direção – Stefano Mordini
Elenco – Benedetta Porcaroli, Giulio Pranno, Emanuele Maria Di Stefano, Giulio Fochetti, Leonardo Ragazzini, Alessandro Cantalini, Valeria Golino, Ricardo Scamarcio.

Subúrbio de Roma, 1975. O filme segue a vida de um grupo de adolescentes que são alunos de uma escola católica para garotos. O roteiro mistura a história real de um terrível crime que é o ponto principal do filme, com pequenas histórias pessoais fictícias que tentam passar uma mensagem um pouco confusa. 

O título original tenta ligar o mal a religião católica de uma forma equivocada, assim como o título nacional carrega um teor ideológico querendo atacar a classe média, quando na verdade as atitudes boas ou ruins são de responsabilidade das pessoas, não da fé ou da classe social. 

Além disso, existe uma clara diferença nas situações. Os autores do crime são jovens psicopatas que demonstram o mal puro, sem remorso algum. As falhas dos demais personagens são situações comuns, mesmo que moralmente erradas. Traição, casamento desfeito, sexo casual e até mesmo uma tragédia do destino que afeta a fé de alguns personagens. 

Deixando de lado a questão ideológica, o resultado é um filme pesado sobre um crime sem perdão.

Nenhum comentário: