quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Tiananmen: O Povo Contra o Partido Comunista

 


Tiananmen: O Povo Contra o Partido Comunista (Tiananmen: The People Versus the Party, França /EUA, 2019) – Nota 8
Direção – Ian MacMillan
Documentário

Em 4 de junho de 1989, o exército chinês cometeu um massacre contra a população que protestava na praça Tiananmen em frente ao prédio do governo. 

A manifestação que começou sete semanas antes após a morte de um membro da cúpula do Partido Comunista que desejava um país mais democrático, aos poucos foi crescendo com a adesão de trabalhadores e se transformando em um cabo de guerra entre povo e governo. 

Den Xiaoping era o ex-líder do Partido Comunista que ainda comandava o país nos bastidores e que até aquele momento era considerado um político moderado que havia aberto a economia do país nos anos oitenta, porém sua atuação neste conflito fez aflorar o lado tirânico comum aos líderes comunistas. 

Este documentário em dois episódios detalha toda a situação através de depoimentos de pessoas que participaram e outras que foram testemunhas do massacre, assim como filmagens da época e documentos oficiais que foram vazados anos depois, além de explicar de forma didática toda a questão política envolvida na situação. 

A cena de um homem se colocando à frente de um tanque é histórica e ao mesmo tempo enigmática, pois até hoje não se sabe quem era a pessoa que se tornou uma espécie de símbolo de resistência contra a ditadura comunista chinesa.

Nenhum comentário: