quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A Montanha do Ouro, Um Grito no Pântano & Parceiros da Morte

 


A Montanha do Ouro (Mother Lode, EUA, 1982) – Nota 6
Direção – Charlton Heston
Elenco – Charlton Heston, Nick Mancuso, Kim Basinger, John Marley.

Jean (Nick Mancuso) e Andrea (Kim Basinger) buscam pistas do paradeiro de um amigo que desapareceu ao procurar uma mina de ouro na floresta de British Columbia no Canadá. Chegando no local, eles encontram o estranho Silas McGee (Charlton Heston) que vive isolado na região garimpando ouro. Dividido entre a busca pelo amigo e a ambição pelo ouro, Jean tenta descobrir o que Silas pode estar escondendo. 

Esta curiosa aventura dirigida por Charlton Heston e escrita por seu filho Fraser tem algumas coisas interessantes. Mesmo com um aparente baixo orçamento, as sequências na mina são tensas e bem filmadas, assim como as cenas aéreas com o hidroavião. Por outro lado, a atuação exagerada do astro Charlton Heston incomoda, principalmente o estranho sotaque escocês que não convence. A trama é previsível, mesmo com uma pequena surpresa no final.

Um Grito no Pântano (Lure of the Wilderness, EUA, 1952) – Nota 6,5
Direção – Jean Negulesco
Elenco – Jeffrey Hunter, Jean Peters, Walter Brennan, Constance Smith, Tom Tully, Jack Elam, Harry Shannon.

Ao procurar seu cão que fugiu nos pântanos da Georgia, o caçador Ben (Jeffrey Hunter) encontra Jim (Walter Brennan) e sua filha Laurie (Jean Peters) que estão escondidos por anos após o homem ter sido acusado de um assassinato. Ao voltar para a pequena cidade, alguns homens passam a desconfiar que Ben esteja acobertando o fugitivo. 

O drama, o romance e as sequências de violência são previsíveis. O ponto alto deste curioso longa são as locações ao ar livre numa época em que muitos obras deste estilo eram filmadas em estúdio.

Parceiros da Morte ou O Homem que Eu Devia Odiar (The Deadly Companions, EUA, 1961) – Nota 5
Direção – Sam Peckinpah
Elenco – Maureen O’Hara, Brian Keith, Steve Cochran, Chill Wills, Strother Martin, Will Wirght.

Após sair do exército, o sargento Yellowleg (Brian Keith) cruza o caminho de um sujeito (Chill Wills) que tentou matá-lo, mas não o reconhece. Yellowleg faz amizade com este criminoso e com o parceiro dele (Steve Cochran), sem que eles imaginem que o homem procura vingança. Enquanto espera o momento de agir, Yellowleg conhece a prostituta Kit (Maureen O’Hara) que deseja enterrar seu filho no mesmo túmulo do pai do rapaz. 

Este foi o primeiro filme do diretor Sam Peckinpah, que veio da tv e que em seguida comandou alguns clássicos como “Juramento de Vingança” “Meu Ódio Será Sua Herança”. Diferente de suas obras posteriores, este longa tem um ritmo lento e um narrativa bastante cansativa, além de uma trama que não empolga. Até mesmo as sequências de ação estão abaixo do que Peckinpah criaria em seus melhores filmes.

Nenhum comentário: