sábado, 25 de fevereiro de 2023

Varig: A Caixa Preta do Brasil

 


Varig: A Caixa Preta do Brasil (Brasil, 2022) – Nota 8
Direção – Henrique Zingano
Documentário

Este documentário produzido pela equipe do Brasil Paralelo detalha o nascimento, o crescimento e a falência da Varig, que foi a maior empresa aérea do Brasil e uma das maiores do mundo. 

Fundada pelo alemão Otto Ernst Mayer em 1927 quando a aviação comercial ainda engatinhava no Brasil, a Varig alavancou este mercado. Primeiro por ser a pioneira no país e depois por oferecer serviços diferenciados que chegaram a ser superiores na qualidade em comparação com as grandes empresas internacionais. 

Para quem gosta de história, o documentário mostra como a empresa foi afetada à partir de 1985 quando os novos governos transformaram a economia do país em um caos que durou uma década. 

Mesmo com a recuperação da economia em meados dos anos noventa, a Varig sofria com problemas de caixa pelas perdas acumuladas e também por falhas na administração. A pá de cal veio depois dos anos 2000 quando questões políticas afetaram diretamente a empresa que entrou em colapso. 

A trajetória da Varig é muito parecida com a do Brasil. Os dois casos são exemplos de um enorme potencial desperdiçado por causa de políticas desastrosas e até desonestas. Hoje vivemos a mesma coisa no país, que caminha a passos largos para mais uma temporada de provável caos econômico e social.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já assisti. E deu pena ver a destruição da VARIG.
Gosto muito da Brasil Paralelo.
Bj,

Hugo disse...

Liliane - O trabalho deles é sensacional.

Bjs