domingo, 5 de fevereiro de 2023

Cadete Winslow

 


Cadete Winslow (The Winslow Boy. Inglaterra / EUA, 1999) – Nota 7,5
Direção – David Mamet
Elenco – Nigel Hawthorne, Jeremy Northam, Rebecca Pidgeon, Gemma Jones, Matthew Pidgeon, Guy Edwards, Colin Stinton, Sarah Flind.

Londres, início do século XX. Ronnie Winslow (Guy Edwards) é um garoto de catorze anos que é expulso do colégio militar após ser acusado de roubar uma pequena quantia em dinheiro. 

Acreditando na inocência do filho que é firme em negar a acusação, o pai Arthur (Nigel Hawthorne) decide contratar o famoso advogado Robert Morton (Jeremy Northam) para defender e tentar limpar o nome do garoto. 

Este interessante drama de época dirigido e roteirizado pelo dramaturgo David Mamet é baseado em uma peça de teatro que por seu lado foi escrita inspirada em uma história real. Mamet fez várias escolhas que fogem do lugar comum deste tipo de história. 

Ele praticamente não mostra as sequências do julgamento e nem mesmo força as sequências de emoção. A narrativa é totalmente sóbria, com o roteiro explorando ainda as mudanças que aconteciam na época na Inglaterra, em que muitas tradições estavam sendo substituídas por uma modernidade, como a questão do sensacionalismo da imprensa. 

É um filme sobre família, honra e busca pelo que é certo, algo que vai além da justiça pura e simples.

Nenhum comentário: