terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Missing 411 - A Trilogia

 


Missing 411 (Missing 411, EUA, 2016) – Nota 6,5
Direção – Michael DeGrazier & Benjamin Paulides
Documentário

Baseado em um livro do ex-policial David Paulides, este é o primeiro documentário de uma trilogia sobre o tema do desaparecimento misterioso de pessoas em parques estaduais. 

O foco aqui é o desaparecimento de crianças, tendo como história principal a de um garoto de dois anos de idade que sumiu quando seus pais, o avô e um amigo da família acampavam em Idaho Falls. A forma como ocorreu o desaparecimento e a total falta de provas ou pistas é um mistério que aflige até hoje a família e as autoridades envolvidas no caso. 

O doc detalha também histórias semelhantes que aconteceram em outros parques, como se algumas crianças simplesmente sumissem da face da Terra. A narrativa é mediana e sem grandes surpresas ou revelações, fazendo com que o ponto principal sejam as próprias histórias de desaparecimentos sem solução.

Missing 411: The Hunted (Missing 411: The Hunted, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Michael DeGrazier
Documentário

Neste segundo longa sobre os casos de desaparecimento em parques estaduais analisados pelo escritor David Paulides, o foco são os misteriosos casos com caçadores. Paulides diz ter estudado em torno de mil e duzentos casos envolvendo todo o tipo de desaparecimentos em parques, selecionando alguns dentre muitos que não tem explicação lógica alguma. 

Aqui ele detalha através de depoimentos quatros casos em que caçadores experientes desapareceram sem deixar vestígios. Em dois destes casos os corpos foram encontrados, porém em locais e condições totalmente absurdas em relação ao desaparecimento. 

Ligando com um quinto caso diferente, em que algo inexplicável foi visto por vários pessoas, fica a ideia de que Paulides acredita que as respostas possam estar além de nossa racionalidade.

Missing 411: The U.F.O. Connection (Missing 411: The U.F.O. Connection, EUA, 2022) – Nota 7,5
Direção – David Paulides
Documentário

Fechando a trilogia sobre desaparecimentos em parque estaduais baseados em seus livros, o ex-policial e escritor David Paulides foca nos casos em que ocorreram a aparição de UFOs na mesma região. 

Novamente os casos abordados são de caçadores experientes que desapareceram, além de uma situação específica de um sujeito que alega ter sido abduzido em 1974 e que ainda está vivo para contar sua história. 

Paulides fez uma pesquisa minuciosa para agrupar casos semelhantes ocorridos em locais muito próximos, ou seja, coincidências difíceis de serem aceitas como algo normal. É interessante também a teoria criado pelo escritor que cita dez situações que estariam ligadas aos desaparecimentos, algumas delas repetidas em quase todas. 

Como exemplo, a pessoa que some sempre se desgarra do grupo de pessoas que estava na floresta com ela, as vezes desaparecendo numa questão de segundos. Outros pontos são que os locais sempre estão próximos da água, normalmente um rio, pouco tempo após o sumiço ocorre um evento climático que atrapalha as buscas e o mais curioso é que os cães farejadores não detectam cheiro algum, algo totalmente incomum. 

O tema é vasto, complexo e principalmente misterioso, rendendo esta interessante trilogia que faz pensar e que deixa enormes dúvidas sobre o que realmente aconteceu nestes casos.

Nenhum comentário: