sexta-feira, 27 de março de 2020

Cemitério Maldito (1989, 1992 & 2019)


Cemitério Maldito (Pet Sematary, EUA, 1989) – Nota 6,5
Direção – Mary Lambert
Elenco – Dale Midkiff, Fred Gwynne, Denise Crosby, Brad Greenquist, Miko Hughes, Blaze Berdahl.

O médico Louis Creed (Dale Midkiff) e sua esposa Rachel (Denise Crosby) mudam para uma casa na zona rural do Maine com a filha Ellie (Blaze Berdahl) e o filho pequeno Gage (Miko Hughes). 

Quando o gato da família morre atropelado na estrada que passa ao lado da casa, Louis aceita o estranho conselho de um morador local para enterrar o animal em um antigo cemitério indígena que está abandonado. O local é considerado sagrado e com poderes de ressuscitar os mortos. A decisão de Louis dá início a um inferno na vida da família. 

Este longa é um das razoáveis adaptações de Stephen King para o cinema. Os pontos positivos são o clima de tragédia, o assustador gato e as sequências violentas na parte final. Por outro lado, os efeitos envelheceram bastante e o casal de protagonistas é bem fraco. O destaque do elenco fica para o falecido Fred Gwynne que era conhecido pelo série “Os Monstros”. 

Cemitério Maldito II (Pet Sematary II, EUA, 1992) – Nota 5,5
Direção – Mary Lambert
Elenco – Edward Furlong, Anthony Edwards, Clancy Brown, Darlanne Fluegell, Jared Rushton, Jason McGuire, Sarah Trigger.

Após sua mãe morrer eletrocutada em um set de filmagens, o garoto rebelde Jeff (Edward Furlong) e seu pai Chase (Anthony Edwards) se mudam para uma casa no Maine. Logo, Jeff faz amizade com Drew (Jason McGuire), que conta a história do cemitério indígena. Os garotos pensam em testar a lenda utilizando o cão de um deles, quando na verdade Jeff deseja ressuscitar a mãe. 

Esta continuação utiliza apenas a premissa do cemitério para contar uma nova história, que não foi escrita por Stephen King. Este é mais violento e acelerado do que o primeiro e com um elenco melhor, porém o roteiro é inferior.

O resultado é basicamente um filme de terror genérico ao estilo dos anos oitenta e noventa, cheio de falhas, mas que prende a atenção para quem não se importar com isso.

Cemitério Maldito (Pet Sematary, EUA / Canadá, 2019) – Nota 6
Direção – Kevin Kolsch & Dennis Widmyer
Elenco – Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow, Jeté Laurence.

O médico Louis (Jason Clarke) e sua esposa Rachel (Amy Seimtetz) mudam de Boston para uma casa em uma região isolada do Maine em busca de tranquilidade. Eles tem a filha pré-adolescente Ellie (Jeté Laurence) e o garoto Gage de três anos de idade. 

A morte do gato da família leva o vizinho Jud (John Lithgow) a indicar para Louis que o bicho seja enterrado em um local que fica além de um cemitério de animais localizado no bosque no fundo da propriedade da família. O que ele não explica é que o local tem o poder de ressuscitar os mortos. O gato volta à vida, deixando Louis perplexo e ao mesmo tempo curioso. 

Este remake do longa de 1989 muda algumas situações para tentar apresentar algo novo, porém entrega um final exagerado e até cínico que deixa bastante a desejar. O ponto positivo é o sinistro clima de terror e a assustadora mata ao redor da casa da família. 

O resultado é mais um remake que pouco acrescenta ao original.

4 comentários:

José Gomes disse...

Pra mim, o único que prestou foi o primeiro.

Hugo disse...

José - Dos três filmes é o melhor.

Abraço

Pedrita disse...

eu gostei desse último, quero ver os outros e ler o livro. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu não gostei da parte final.

Bjs