domingo, 15 de março de 2020

O Iluminado & Doutor Sono


O Iluminado (The Shining, EUA, 1980) – Nota 10
Direção – Stanley Kubrick
Elenco – Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Joe Turkel, Tony Burton.

Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ser o zelador de um hotel no Colorado que está fechado na época do inverno. Ele leva a esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd). 

O trabalho aparentemente tranquilo vai se transformando em um inferno quando Jack começa  a se comportar de forma estranha por causa do isolamento e o pequeno Danny passa a ter visões sobrenaturais. 

Um dos grandes clássicos do terror e suspense, este longa é uma adaptação de um livro de Stephen King e um belo exercício cinematográfico do diretor Stanley Kubrick. Ele explora os espaços vazios do grande hotel para criar um ambiente claustrofóbico através de sequências assustadoras que são copiadas até hoje. 

As sinistras gêmeas, a mulher morta na banheiro, o rio de sangue, a garoto pedalando nos corredores intermináveis, o assustador labirinto e por fim a explosão de loucura do personagem de Jack Nicholson resultam em um dos melhores filmes do gênero da história do cinema.

Doutor Sono (Doctor Sleep, EUA / Inglaterra / Canadá, 2019) – Nota 7
Direção – Mike Flanagan
Elenco – Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Cliff Curtis, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind, Selena Anduze, Robert Longstreet, Carol Struycken, Catheriner Parker, Carl Lumbly, Henry Thomas, Bruce Greenwood, Alex Essoe, Roger Dale Floyd, Jacob Tremblay.

Trinta anos depois de ver o pai enlouquecer e tentar matá-lo, Dan Torrance (Ewan McGregor) ainda sofre com as consequências do fato e também pela sua extrema sensibilidade, inclusive o dom de falar com um antigo amigo que está morto (Carl Lumbly). 

O destino leva Dan a cruzar o caminho de um novo amigo (Cliff Curtis) que o ajuda a mudar de vida e também de uma adolescente sensitiva (Kyliegh Curran) que demonstra estranhos poderes que chamam a atenção de um grupo liderado por Rose (Rebecca Ferguson), que sequestra pessoas como ela. 

Esta sequência do clássico “O Iluminado” também é um adaptação de um livro de Stephen King. A história tem ideias interessantes ao criar personagens com poderes fora do normal que vivem à margem da sociedade. A forma como estas pessoas se alimentam para sobreviver é outro acerto. 

O problema maior aqui é a longa duração. Eu vi uma versão com três horas, que mesmo não chegando a ser cansativa, fica claro que muitas situações poderiam ter sido resumidas. A vilã vivida por Rebecca Ferguson também é um pouco exagerada e seus parceiros inexpressivos. 

O resultado é apenas mediano.


6 comentários:

Pedrita disse...

nao vi nem sabia de doutor sono. mesmo vc dizendo q dá sono vou ver se assisto. amo o iluminado e gostei muito do livro tb. li o livro depois. beijos, pedrita
minhas postagens estão aqui https://mataharie007.blogspot.com/search?q=iluminado

Hugo disse...

Pedrita - Não tem como comparar, enquanto "O Iluminado" é um filmaço, "Doutor Sono" é um filme apenas correto.

Bjs

Liliane de Paula disse...

O "Iluminado" é um filme que não tenho qualquer desejo de rever.
Muito, muito assustador.
Jack Nicholson brilhante ( e assustador)
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É um filme e uma atuação assustadora.

Bjs

Pedrita disse...

eu discordo. acho o iluminado incrível, mas é muito distante da obra do stephen king. a complexidade do personagem do dan só é mesmo explorada em doutor sono que é muito fiel ao pensamento do king. quero muito ler o livro doutor sono. o iluminado livro é incrível, mas praticamente não tem nada do filme. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Como eu não li os livros, não tenho como fazer esta comparação. Na minha visão somente de cinema, gostei muito mais de "O Iluminado".

Bjs