sábado, 21 de março de 2020

O Culpado & Suspeito Zero


O Culpado (The Guilty, Inglaterra / EUA / Canadá, 2000) – Nota 7
Direção – Anthony Waller
Elenco – Bill Pullman, Devon Sawa, Gabrielle Anwar, Angela Featherstone, Joanne Whalley, Darcy Belsher, Jaimz Woolvett, Bruce Harwood.

O jovem Nathan (Dewon Sawa) consegue a liberdade após cumprir pena por roubo de automóveis. Sua mãe decide contar que Nathan na verdade é filho de um famoso advogado chamado Callum Crane (Bill Pullman), que está prestes a se tornar juiz. 

Enquanto Nathan planeja encontrar o pai, Crane violenta sua secretária (Gabrielle Anwar) que se recusava a se envolver com ele. Mesmo acreditando estar acima de lei, Crane se desespera ao ser confrontado pela vítima. Um fato novo faz com que pai e filho, os dois criminosos, cruzem o mesmo caminho. 

Esta interessante mistura de suspense e policial tem como ponto alto as pequenas reviravoltas, naquele tipo de história em que todos os personagens tem um lado obscuro. 

O eterno canastrão Bill Pullman defende bem o papel do advogado canalha, enquanto o mais canastrão ainda Devon Sawa comprova porque não conseguiu se firmar na carreira. 

Apesar disso, o filme cumpre o que promete ao prender a atenção do espectador que curte o gênero.

Suspeito Zero (Suspect Zero, EUA, 2004) – Nota 6
Direção – E. Elias Merhige
Elenco – Aaron Eckhart, Ben Kingsley, Carrie Anne Moss, Harry Lennix.

Após ser acusado de ter passado dos limites ao prender um suspeito de ser um serial killer, o agente do FBI Thomas Mackelway (Aaron Eckhart) é enviado para trabalhar em um pequena agência em Albuquerque no Novo México.

Um assassinato ocorre no primeiro dia em que Mackelway incia seu trabalho, seguido por duas outras mortes que podem estar ligadas ao antigo caso do serial killer. A investigação ao lado de uma nova parceira (Carrie Anne Moss) leva Mackelway a um novo suspeito (Ben Kinglesy). 

O diretor E. Elias Merhige tem uma carreira curiosa, quase toda voltada para curtas e com apenas dois longas no currículo. O intrigante “A Sombra do Vampiro” com John Malkovich e Willem Dafoe e este policial “Suspeito Zero” que apresenta uma premissa promissora, mas que resulta em um filme apenas razoável. 

O desenvolvimento do roteiro é cheio de furos e as atuações de Aaron Eckhart e Carrie Anne Moss deixam bastante a desejar. Mesmo aparecendo pouco, Ben Kingsley entrega um personagem marcante. O final é outro ponto fraco.

Nenhum comentário: