segunda-feira, 23 de março de 2020

Joias Brutas

Joias Brutas (Uncut Gems, EUA, 2019) – Nota 7,5
Direção – Benny Safdie & Josh Safdie
Elenco – Adam Sandler, LaKeith Stanfield, Julia Fox, Kevin Garnett, Eric Bogosian, Judd Hirsch, Idina Menzel.

Howard Ratner (Adam Sandler) é um judeu negociante de pedras preciosas que passa por um momento conturbado e também decisivo em sua vida. 

Ele enfrenta um casamento falido, tem que lidar com a amante (Julia Fox) que é sua funcionária, além de ser pressionado por seu cunhado (Eric Bogosian) e seus capangas por causa de uma dívida. 

A chance de quitar os débitos surge quando ele recebe uma enorme pedra preciosa que vale uma fortuna, joia esta que que atiça o desejo do jogador de basquete Kevin Garnett (interpretando ele mesmo), que no mesmo momento da chegada da pedra está visitando a loja de Howard. 

Este curioso longa dirigido pelos irmãos Safdie guarda semelhanças no estilo nervoso da narrativa e nos personagens marginais com o filme anterior da dupla, o interessante “Bom Comportamento”. 

Aqui a câmera dos irmãos explora ângulos inusitados e criativos, como nas sequências inicial e final que se casam perfeitamente, de uma forma cruel por sinal. 

O lado “nervoso” fica por conta do comportamento agitado do protagonista vivido por Adam Sandler e dos diálogos que parecem discussões intermináveis repletas de palavrões. Em várias sequências fica difícil acompanhar os diálogos, a gritaria e as discussões. Mas fica claro que isso é uma opção dos diretores, que desejavam criar um clima de loucura em torno do protagonista. 

Assim como aconteceu com comediantes como Eddie Murphy, Jim Carrey e o falecido Robin Williams, Adam Sandler mostra seu verdadeiro talento em filmes diferentes como este, deixando as comédias bobas de lado. 

Sandler entregou bons desempenhos em longas como “Embriagado de Amor”, “Reine Sobre Mim” e “Homens, Mulheres e Filhos”, repetindo a qualidade neste “Joias Brutas”. 

Mesmo sem entrar em detalhes, não posso deixar de citar o surpreendente, marcante e ousado final deste longa.

Nenhum comentário: