segunda-feira, 30 de março de 2020

Nimitz - De Volta ao Inferno

Nimitz - De Volta ao Inferno (The Final Countdown, EUA, 1980) – Nota 5,5
Direção – Don Taylor
Elenco – Kirk Douglas, Martin Sheen, Katharine Ross, James Farentino, Ron O’Neal, Charles Durning, Soon Tek Oh.

O porta-aviões Nimitz está fazendo manobras de treinamento na região de Pearl Harbor quando é atingido por uma estranha tempestade magnética. 

Mesmo sem avarias, o capitão Yelland (Kirk Douglas), o oficial Owens (James Farentino) e o civil Lasky (Martin Sheen) ficam perplexos ao perceberem que o porta-aviões foi transportado para 1941, em meio a Segunda Guerra Mundial e um dia antes do ataque japonês a Pearl Harbor. Fica a dúvida se eles devem ou não intervir no ataque para mudar o curso da História. 

A premissa deste longa que mistura guerra e ficção é bastante interessante, porém o desenrolar da narrativa deixa bastante a desejar. Um dos pontos negativos é algo comum em muitos longas dos anos setenta, em que a narrativa se arrasta durante dois terços da trama para criar uma ou duas cenas de ação na parte final. 

Boa parte do filme foca em decolagens e aterrissagens de caças, algo que seria repetido de uma forma muito mais interessante em “Top Gun”. Os efeitos especiais também envelheceram demais. 

A trama ganha alguns pontos pela subtrama em relação ao senador vivido por Charles Durning, que é um personagem fictício, porém inserido em um contexto político verdadeiro. A surpresa da cena final também destaque. Fora isso, é um filme indicado apenas para os cinéfilos curiosos.

Nenhum comentário: