quinta-feira, 11 de maio de 2023

Nada de Novo no Front

 


Nada de Novo no Front (Im Westen Nichts Neues, Alemanha / EUA / Inglaterra, 2022) – Nota 8
Direção – Edward Berger
Elenco – Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Aaron Hilmer, Daniel Bruhl, Devid Striesow, Edin Hasanovic, Thibault de Montalembert, Sebastian Hulk.

Paul (Felix Kammerer) é um jovem que junto com amigos decide se alistar no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Sem ter a mínima do que iria enfrentar, Paul tem um enorme choque de realidade ao chegar nas trincheiras e vivenciar toda a violência da guerra. 

Baseado em uma obra de Erich Maria Remarque que já foi levada às telas em um clássico de Lewis Milestone em 1930, este longa alemão entrega competentes sequências de violência crua. É uma história que passa longe do heroísmo, o que vemos são jovens desesperados lutando para sobreviver em meio as balas, as baionetas e a lama. 

A relação de amizade que surge entre alguns personagens, principalmente entre o protagonista e o soldado Kat (Albrecht Schuch) são genuínas e dolorosas. Além de focar na saga do jovem soldado, o roteiro detalha também a luta de um político alemão (Daniel Bruhl) em convencer o governo a se render antes que o exército seja dizimado. 

É um ótimo longa de guerra com qualidade semelhante aos melhores filmes do gênero.

Nenhum comentário: