domingo, 28 de maio de 2023

Os Melhores Anos de Nossas Vidas

 


Os Melhores Anos de Nossas Vidas (The Best Years of Our Lives, EUA, 1946) – Nota 8,5
Direção – William Wyler
Elenco – Dana Andrews, Myrna Loy, Fredrich March, Teresa Wright, Virginia Mayo, Harold Russell, Cathy O’Donnell, Hoagy Carmichael.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, três veteranos combatentes se encontram em um pequeno avião que os leva de volta para sua cidade natal. Ao mesmo tempo em que criam um laço de amizade, cada um deles tem que enfrentar as dificuldades do retorno a uma vida normal e aos problemas familiares. 

Este ótimo longa vencedor de sete prêmios Oscar incluindo filme, direção, ator (Fredrich March) e ator coadjuvante (Harold Russell) foi a primeira grande obra a abordar a volta dos soldados para casa após a guerra. Diferente dos longas semelhantes atuais que focam em dramas pesados como o vício na drogas e remédios, o foco aqui é o dia a dia dos personagens. 

Um deles volta ao trabalho no banco mas se sente impotente frente as regras, outro sofre pela dificuldade em conseguir emprego e por um casamento falido, enquanto o terceiro vivido por Harold Russell não consegue se relacionar com a noiva pelo trauma de ter perdido as duas mãos. 

Vale citar que Russell era um veterano da guerra que realmente perdeu as mãos. Este foi seu único trabalho como ator no cinema e que ainda rendeu o Oscar de coadjuvante.

Nenhum comentário: