segunda-feira, 8 de maio de 2023

Cidade Zero

 


Cidade Zero (Gorod Zero, União Soviética, 1989) – Nota 7
Direção – Karen Shakhnazarov
Elenco – Leonid Filatov, Oleg Basilashvili, Vladimir Menshov, Armen Dzhigarkhanyan, Evgeniy Evstigneev, Yuriy Sherstnyov.

Aleksei Varakin (Leonid Filatov) é um funcionário de uma empresa em Moscou que viaja para uma cidade do interior com o objetivo de vender um serviço de manutenção para o ar condicionado da prefeitura. A missão comercial se transforma em uma bizarra jornada em que o personagem nunca consegue resolver a situação. 

Karen Shakhnazarov é um dos mais famosos diretores russos responsável por bons filmes como “Tigre Branco” e “Cidade dos Ventos”. Este longa que comento detalha de forma quase surreal a confusa sociedade soviética da época repleta de burocracia e regras, que enfrentava o final do comunismo e as mudanças que começavam a acontecer. 

São pelo menos três sequências que valem o registro. O longo passeio do protagonista pelo museu onde um funcionário conta versões da história soviética, a sequência da secretária nua e a estranha cena do garotinho prevendo o futuro do protagonista. Mesmo lenta, a narrativa vai bem até a meia-hora final quando a trama toma uma novo rumo e se torna cansativa.

Nenhum comentário: