sexta-feira, 19 de maio de 2023

Touro Indomável

 


Touro Indomável (Raging Bull, EUA, 1980) – Nota 9
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Robert De Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci, Frank Vincent, Nicholas Colasanto, Theresa Saldana, Frank Adonis, Mario Gallo.

Nos anos quarenta, o boxeador Jake La Motta (Robert De Niro) se tornou campeão mundial, conseguindo dinheiro, fama e mulheres, porém seu comportamento violento fora dos ringues destruiu sua vida pessoal e sua carreira. 

Esta drama baseado na história real de Jake La Motta é um dos grandes filmes de Martin Scorsese e uma verdadeira saga da pobreza ao auge com uma enorme queda posterior. O preto e branco da fotografia leva o espectador de volta aos anos quarenta e cinquenta, tanto nas lutas como nas sequências das noitadas e da vida cotidiana. 

Assim como em outro obras, Robert De Niro entrega uma atuação assustadora, inclusive engordando vinte quilos para as cenas que focam na decadência do protagonista. Também são destaques as atuações de Cathy Moriarty como a esposa e Joe Pesci vivendo o irmão. 

Por mais que La Motta tenha sido um sujeito autodestrutivo em um período longo, ele ainda viveu até os noventa e cinco anos, falecendo em 2017.

Nenhum comentário: