domingo, 14 de maio de 2023

O Pálido Olho Azul

 


O Pálido Olho Azul (The Pale Blue Eye, EUA, 2022) – Nota 7
Direção – Scott Cooper
Elenco – Christian Bale, Harry Melling, Toby Jones, Gillian Anderson, Lucy Boynton, Timothy Spall, Simon McBurney, Charlotte Gainsbourg, Robert Duvall, Harry Lawtey, Fred Hechinger, Charlie Tahan.

Ano de 1839, academia militar de cadetes em West Point. Um jovem é encontrado enforcado em uma árvore em um aparente suicídio. Os oficiais da academia contratam o famoso investigador civil Augustus Landor (Christian Bale), que rapidamente percebe que na verdade é um caso de assassinato. Ele dá início a uma complexa investigação tendo ajuda do jovem cadete Edgar Allan Poe (Harry Melling), que viria a se tornar um dos maiores escritores de terror da história. 

Baseado em um livro de ficção, este longa acerta em cheio no clima gótico que permeia a narrativa de suspense. As atuações de Christian Bale e Harry Melling são outro destaque, com o primeiro mostrando frieza na investigação e o segundo uma curiosidade pela morte. 

Destaque ainda para a pequena participação do veteraníssimo Robert Duvall como um estudioso do ocultismo e o elenco recheado de ótimos atores britânicos como Toby Jones, Timothy Spall e Simon McBurney. 

O filme peca somente pelo ritmo lento, passando um pouco do ponto na quantidade de diálogos que poderiam ser mais concisos.

Nenhum comentário: