sábado, 7 de janeiro de 2023

Fenômenos Paranormais & A Possessão de Deborah Logan

 


Fenômenos Paranormais (Grave Encounters, Canadá, 2011) – Nota 7
Direção – Colin Miniah & Stuart Ortiz (The Vicious Brothers)
Elenco – Sean Rogerson, Ashleigh Griezko, Merwin Mondesir, Juan Reidinger, Mackenzie Gray.

A equipe de um reality show especializado em sobrenatural decide passar uma noite trancada em enorme hospital psiquiátrico abandonado, local considerado assombrado. O que seria a filmagem de um simples programa, se transforma em pesadelo quando fatos inexplicáveis começam a ocorrer. 

Este pode ser considerado um bom filme em meio as muitas produções que exploram o estilo do falso documentário. O elenco é ruim, mas o filme ganha pontos pelas locações no assustador sanatório, as sequências de ação violentas porém não exageradas e algumas pequenas escolhas interessantes. 

O apresentador do programa é um cético sobre o assunto, a participação de um paranormal picareta e a loucura em relação a passagem do tempo que cria um desespero ainda maior nos personagens são destaques. 

O filme teve uma sequência aparentemente inferior.

A Possessão de Deborah Logan (The Taking of Deborah Logan, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Adam Robitel
Elenco – Jill Larson, Anne Ramsay, Michelle Ang, Brent Gentile, Jeremy DeCarlos, Ryan Cutrona, Tonya Bludsworth, Anne Bedian.

Uma equipe consegue autorização da filha Sarah (Anne Ramsay) para filmar um documentário sobre a mãe Deborah Logan (Jill Larson) que sofre de Alzheimer em estágio inicial. O que seria um trabalho com complicações pontuais, vai se transformando em terror conforme as atitudes de Deborah parecem irem além da doença. 

Este suspense filmado com câmera na mão segue o estilo batido do found footage, porém funcionando no quesito de criar algumas sequências assustadoras. A escalada da tensão, o desespero dos envolvidos e as mudanças de humor e atitudes da protagonista são acertos. A história é bastante previsível e a parte final é um pouco apressada. 

É um filme esquecível, mas que cumpre o que promete.

Nenhum comentário: