quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

A Raposa Cinzenta

 


A Raposa Cinzenta (The Grey Fox, EUA, 1982) – Nota 7
Direção – Philip Borsos
Elenco – Richard Farnsworth, Jackie Burroughs, Ken Pogue, Wayne Robson, Timothy Webber, Gary Reineke.

EUA, 1901. Após cumprir trinta e três anos de prisão, o outrora ladrão de diligências Bill Miner (Richard Farnsworth) ganha a liberdade. Encontrando um mundo completamente diferente do que conhecia, ele tenta recomeçar a vida com um emprego simples, porém aos poucos percebe que seu dom é mais forte do que a honestidade. Miner decide então assaltar um trem, retornando ao mundo do crime. 

Este simpático longa é ao mesmo tempo um western sobre o final de uma era e um drama com um protagonista incomum, uma espécie de ladrão honrado que existe somente no cinema. A reconstituição de época e a ótima atuação de Richard Farnsworth são os destaques. 

Por sinal, o então veterano ator que fez uma longa carreira na questão de tempo, mas sem tantos filmes quantos seus contemporâneos, teve dois grandes papéis de protagonista. Neste longa comento e em seu último trabalho em “Uma História Real” de 1999 dirigido por David Lynch, que inclusive lhe rendeu uma indicação os Oscar de Melhor Ator. Farnsworth faleceu em 2000.

Nenhum comentário: