sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Pesadelo do Acaso & Armadilha para Turistas

 


Pesadelo do Acaso (Nightmare in Badham County, EUA, 1976) – Nota 6
Direção – John Llewellyn Moxey
Elenco – Deborah Raffin, Lynne Moody, Chuck Connors, Fionnula Flanagan, Ralph Bellamy.

Duas jovens amigas (Deborah Raffin e Lynne Moody) viajam de carro pelo interior dos EUA. Ao passarem por uma pequena cidade, elas são abordadas por um xerife corrupto (Chuck Connors), que inventa um crime para prender as garotas. É o início de um inferno na vida das jovens, que sofrem humilhações e todo tipo de violência, inclusive sendo enviadas a uma penitenciária. 

Este filme que é inspirado em uma história real passou diversas vezes na tv aberta nos anos oitenta, sendo quase um cult B. O roteiro leva o tema da injustiça até o limite, criando também sequências de violência comuns aos filmes de prisão. 

É um filme que com certeza deixou muita gente com medo de viajar pelas estradas do interior americano.

Armadilha para Turistas (Tourist Trap, EUA, 1979) – Nota 5,5
Direção – David Schmoeller
Elenco – Chuck Connors, Jocelyn Jones, Jon Van Ness, Robin Sherwood, Tanya Roberts, Leith McDermott, Dawn Jeffory.

Dois rapazes e três garotas em viagem pelo interior dos EUA tem um problema no carro em uma estrada isolada e terminam cruzando o caminho do estranho dono de um museu de manequins (Chuck Connors). Não demora para um mascarado atacar os jovens, que ficam presos no museu. 

Este longa apresenta uma premissa semelhante ao clássico B de terror “O Museu de Cera”, porém explorando o estilo que começou com “O Massacre da Serra Elétrica” e que se tornaria comum nos anos oitenta de jovens sendo perseguidos por um psicopata. 

O clima é sinistro, as locações bizarras e as atuação péssimas, inclusive do eterno canastrão Chuck Connors. No elenco tem como curiosidade a participação de uma jovem Tanya Roberts, que ficaria famosa ao trabalhar na fase final da série “As Panteras” e anos depois em “That '70s Show”. 

Vale citar que este longa foi produzido por Charles Band, que tem uma longa carreira como produtor de filmes de terror e suspense com sua empresa Full Moon. Charles é filho do falecido Albert Band que também produziu diversos filmes de terror com sua empresa Empire e irmão de Albert Band, responsável pela trilha sonora de diversos filmes da família.

Nenhum comentário: