quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Treze Vidas: O Resgate

 


Treze Vidas: O Resgate (Thirteen Lives, Inglaterra, 2022) – Nota 7,5
Direção – Ron Howard
Elenco – Viggo Mortensen, Colin Farrell, Joel Edgerton, Tom Bateman, Paul Gleeson, Girati Sugiyama, Teeradon Supapunpinyo.

Em junho de 2018, doze garotos de uma equipe de futebol e o treinador foram explorar uma caverna no interior da Tailândia, sendo surpreendidos por uma forte chuva (a chegada adiantada da época da Monções) que alagou o local e os deixou presos longe da saída. Equipes de resgate de várias partes do mundo se uniram para tentar ajudar no salvamento quase impossível.

Esta dolorosa história real de agonia e superação foi notícia no mundo inteiro na época e resultou neste interessante longa dirigido por Ron Howard. Para quem conhece a história não existe surpresas, porém algumas escolhas do diretor foram certeiras. 

A decisão de filmar na Tailândia com boa parte do elenco local ajudou a dar um tom de realismo. A ótima produção recriou com detalhes os túneis da caverna e os terríveis obstáculos enfrentados pelos mergulhadores. 

A escolha de focar a trama muito mais nas equipes de resgate e nos bastidores das discussões com as autoridades tailandesas funcionou, pois mesmo tendo uma longa duração o filme não chega a ser cansativo, mostrando a espera das crianças no fundo da caverna apenas em momentos chaves.

Nenhum comentário: