terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Cropsey & Killer Legends

 


Cropsey (Cropsey, EUA, 2009) – Nota 7
Direção – Joshua Zerman & Barbara Brancaccio
Documentário

A dupla de diretores Joshua Zerman e Barbara Brancaccio nasceu em Staten Island, uma ilha isolada de Nova York e durante a adolescência ouviam histórias sobre Cropsey, uma lenda urbana sobre um psicopata que teria sido interno ou funcionário de um manicômio na região. 

As histórias variavam nos detalhes, mas os jovens acreditavam ser algo criado para afastá-los de um complexo de edifícios hospitalares abandonados em meio a uma floresta. Tudo fica verdadeiramente assustador quando uma garota de treze anos desaparece na região, dando início a uma intensa busca e também a uma sinistra história de violência. 

Os diretores utilizaram reportagens reais da época do desaparecimento e entrevistaram diversas pessoas ligadas ao caso, a princípio fazendo uma relação com a lenda do Cropsey, para depois focar totalmente no crime. 

É bastante interessante a investigação da dupla, principalmente nas sinistras locações do hospital abandonado e também ao mostrar como Staten Island tem diversos locais isolados propícios para crimes e desova de corpos.

Killer Legends (Killer Legends, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Joshua Zeman
Documentário

Depois do sinistro documentário “Cropsey”, o diretor e roteirista Joshua Zeman voltou ao tema das lendas urbanas nesta obra que detalha quatro crimes ligados ao assunto. É difícil saber como nasce uma lenda urbana, o que Zeman faz aqui é tentar provar se realmente estas lendas nasceram depois de crimes verdadeiros ou se serviram de inspiração para criminosos. Uma coisa é certa, o objetivo destas histórias é causar medo nas pessoas. 

São quatro lendas investigadas por Zeman. O caso “The Candyman” sobre doces envenenados oferecidos a crianças no Dia das Bruxas. A da babá que é vigiada por um psicopata escondido dentro da casa. As relatadas aparições de palhaços sinistros em diversas cidades do país. E talvez a lenda mais famosa ligada a um caso real sobre o assassino batizado como “O Fantasma” que matou algumas pessoas na cidade de Texarkana em 1946. 

Todas estas lendas já renderem filmes que aumentaram ainda mais o interesse e também o medo das pessoas. Não chega a ser tão completo como “Cropsey”, mas mesmo assim é bastante interessante o paralelo feito entre as lendas e alguns crimes reais.

Nenhum comentário: