A Hora do Diabo (The Devil at 4 O'Clock, EUA, 1961) – Nota 6,5
Direção – Mervin LeRoy
Elenco – Spencer Tracy, Frank Sinatra, Kerwin Matthews, Jean Pierre Aumont, Gregoire Aslan, Alexander Scourby, Barbara Luna, Cathy Lewis, Bernie Hamilton.
Um pequeno avião levando um jovem padre (Kerwin Matthews) e três prisioneiros (Frank Sinatra, Gregoire Aslan e Bernie Hamilton) faz um pouso para descanso em uma ilha antes de seguir para Taiti onde os sujeitos cumprirão pena.
Enquanto esperam seguir viagem, os criminosos são obrigados a ajudar outro padre (Spencer Tracey) em trabalhos no local. Tudo muda quando o vulcão da ilha entra em erupção.
Este curioso misto de aventura e drama segue um formato muito semelhante ao cinema catástrofe dos anos setenta. A primeira hora é utilizada para desenvolver os personagens, as relações e os problemas pessoais, para na hora final a narrativa se voltar para uma aventura de sobrevivência.
Destaque para a atuação de Spencer Tracy como o padre teimoso e beberrão, além das sequências ao ar livre na ilha.
Tentação Diabólica (Satan Never Sleeps, EUA, 1962) – Nota 6Direção – Leo McCarey
Elenco – William Holden, Clifton Webb, France Nuyen, Athene Seyler, Martin Benson, Weaver Lee.
China, 1949. Uma vila isolada é tomada pelos comunistas que estavam começando a dominar o país. Neste contexto, dois padres americanos (William Holden e Clifton Webb) precisam lidar com a situação tentando ajudar as pessoas do local, além de não terem autorização para sair do país.
Este drama com temática histórica explora alguns pontos interessantes como as discussões políticas, a perseguição religiosa e as contraditórias atitudes de um oficial do exército chinês.
Produzido no auge da Guerra Fria, o longa mostra claramente a opressão do nefasto regime comunista. Analisando como cinema, o ritmo lento e a longa duração atrapalham um pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário