sábado, 21 de janeiro de 2023

O Balconista 3

 


O Balconista 3 (Clerks III, EUA, 2022) – Nota 6,5
Direção – Kevin Smith
Elenco – Brian O’Halloran, Jeff Anderson, Kevin Smith, Jason Mewes, Trevor Fehrman, Austin Zajur, Rosario Dawson, Marilyn Ghigliotti, Jennifer Schwalbach Smith, Justin Long, Ben Affleck, Fred Armisen, Danny Trejo, Ethan Suplee, Freddie Prinze Jr., Anthony Michael Hall.

Com quase trinta anos de amizade, Dante (Brian O’Halloran) e Randal (Jeff Anderson) ainda trabalham na mesma loja de conveniência. Quando Randal sofre um ataque do coração e sobrevive, ele decide fazer um filme para contar sua história de vida e por consequência de Dante e das figuras que frequentam o local, entre eles Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (Kevin Smith). 

Este fechamento da trilogia iniciada em 1994 não chega a ser tão divertida como os filmes anteriores, mas existe uma explicação. A ideia do diretor Kevin Smith foi mostrar que os personagens agora na casa dos cinquenta anos de idade já não tem a mesma alegria da juventude, inclusive inserindo pitadas de drama para mostrar que a vida vai além das conversas sobre sexo e cultura pop. 

Como é habitual aos trabalhos de Kevin Smith, estão presentes a ideia do filme dentro do filme, as piadas com religião e as citações sobre seus trabalhos anteriores, inclusive tirando sarro de sua própria carreira. 

Ele tinha apenas vinte e quatro anos de idade quando dirigiu o primeiro “O Balconista” e experiência de vida como balconista de loja. O talento promissor que mostrou neste trabalho jamais explodiu como o esperado, mesmo tendo feitos longas interessantes como “Procura-se Amy”, “O Balconista 2” e “Dogma”. Fora deste estilo, seu único trabalho de destaque é “Red State”, drama policial sobre uma seita fundamentalista que merece ser visto. 

Vale citar que o fechamento da trilogia é também uma homenagem aos seus fiéis escudeiros Brian O’Halloran, Jeff Anderson e Jason Mewes que o acompanham desde o primeiro “O Balconista”, época em que sequer eram atores profissionais.

Nenhum comentário: