domingo, 7 de agosto de 2022

Em Nome do Céu

 


Em Nome do Céu (Under the Banner of Heaven, EUA, 2022) – Nota 7,5
Direção – Courtney Hunt, David Mackenzie, Dustin Lance Black, Isabel Sandoval & Thomas Schlamme
Elenco – Andrew Garfield, Sam Worthington, Daisy Edgar Jones, Gil Birmingham, Billy Howle, Denise Gough, Wyatt Russell, Chloe Pirri, Seth Numrich, Adelaide Clemens, Rory Culkin, Megan Leitch, Christopher Heyerdahl, Taylor St. Pierre.

Utah, 1984. Uma jovem mãe (Daisy Edgar Jones) e sua bebê são assassinadas de forma brutal dentro de casa. O principal suspeito é seu marido Allen (Billy Howle), que é o filho mais novo de uma enorme família mórmon. 

O detetive responsável pelo caso é Jeb Pyre (Andrew Garfield), que também é mórmon e que conhece a fundo a força deste grupo religioso na região. Conforme avança a investigação, Jeb e seu parceiro Bill Taba (Gil Birmingham) percebem que o crime faz parte de algo mais complexo do que uma possível explosão de fúria. 

Esta minissérie em sete episódios é baseada em fatos reais descritos em livro pelo jornalista Jon Krakauer, autor de obras que renderam filmes como “Evereste” e “Na Natureza Selvagem”. 

O ponto principal do roteiro é a questão da religião utilizada como desculpa para controle de grupo e também para atitudes mundanas disfarçadas como revelações divinas. 

A trama é extremamente complexa, envolvendo vários personagens da família e a influência dos mórmons até mesmo no departamento de polícia. O roteiro coloca à prova a fé do detetive mórmon, utilizando ainda como contraponto seu parceiro de origem indígena. 

A escolha de explorar flashbacks mostrando como os mórmons se instalaram em Utah no final do século XIX é ao mesmo tempo um pouco cansativa, mas também importante para explicar as atitudes absurdas da família de fundamentalistas. 

Destaque para as atuações atormentadas de Andrew Garfield e Billy Howle e para a beleza e doçura de Daisy Edgar Jones.

Nenhum comentário: