segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A Viagem dos Condenados

 


A Viagem dos Condenados (Voyage of the Damned, Inglaterra / EUA, 1976) – Nota 6,5
Direção – Stuart Rosenberg
Elenco – Faye Dunaway, Oskar Werner, Max Von Sydow, Malcolm McDowell, Helmut Griem, Lee Grant, Sam Wanamaker, Lynne Frederick, Julie Harris, Nehemiah Persoff, Maria Schell, Paul Koslo, Jonathan Pryce, Orson Welles, James Mason, Katharine Ross, Victor Spinetti, Michael Constantine, José Ferrer, Ben Gazzara, Fernando Rey, Denholm Elliott, Leonard Rossiter.

Em 1939 o governo nazista autorizou a saída de um navio com quase mil judeus do porto de Hamburgo em direção a Cuba. O que seria a salvação para estas pessoas que desejavam fugir da perseguição nazista, aos poucos se transforma em medo e apreensão conforme surge a dúvida se eles poderão desembarcar no destino. 

Este drama é baseado numa história real que foi descrita em livro e que envolve espionagem e política, além é claro da questão humana. 

O roteiro segue o formato popular dos anos setenta, muito utilizado em filmes-catástrofe por exemplo, em que a primeira hora detalha a vida pessoal de diversos personagens, para na segunda parte focar mais na ação ou aqui neste caso no drama pesado. 

O elenco recheado de famosos, vários deles em pequenos papéis também era algo comum na época, com destaque para Max Von Sydow como o humanista capitão do navio, Oskar Werner interpretando o professor cético e Faye Dunaway vivendo sua esposa.

Nenhum comentário: