segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Yalda - Uma Noite do Perdão & Undine

 


Yalda – Uma Noite do Perdão (Yalda, França / Bélgica / Alemanha / Suíca / Luxemburgo / Irã / Líbano) – Nota 7,5
Direção – Massoud Bakhshi
Elenco – Sadaf Asgari, Behnaz Jafari, Babak Karimi, Fereshteh Sadre Orafaiy, Forough Ghajabagli, Arman Darvish.

Um bizarro programa da tv iraniana dá a chance de uma pessoa condenada conseguir perdão dos familiares da vítima e assim se livrar da pena. Neste contexto, a jovem Maryam (Sadaf Asgari) que está condenada à morte por ter assassinado seu marido que tinha quarenta anos a mais do que ela precisa se desculpar ao vivo com Mona (Behnaz Jafari), que é filha do primeiro casamento da vítima. 

Este longa explora uma trama de ficção utilizando como base um programa de tv que realmente existe no Irã, por mais maluco que possa parecer. O roteiro explora os bastidores do programa com as atitudes do produtor, dos assistentes, da mãe da condenada e de outros personagens, além das verdades que vem à tona ao vivo na discussão entre madrasta e enteada. 

Uma surpresa que surge na parte final transforma a história em algo digno dos programas sensacionalistas. O grande acerto é que tudo isso mostra como a tv é uma grande mentira, com os envolvidos tendo interesses bem diferentes da verdade e da justiça. 

Como informação, a Yalda do título é o nome da comemoração que ocorre na primeira noite de inverno no Irã, como se fosse um tempo para repensar as atitudes.

Undine (Undine, Alemanha / França, 2020) – Nota 6
Direção – Christian Petzold
Elenco – Paula Beer, Franz Rogowski, Maryam Zaree, Jacob Matschenz, Anne Ratte Polle.

No mesmo dia em que é dispensada pelo namorado, a historiadora Undine (Paul Beer) conhece o mergulhador Christoph (Franz Rogowski) e logo se apaixona iniciando uma nova relação. Baseado vagamente em uma lenda em que Undine seria uma espécie de sereia, este longa mistura romance, drama e fantasia. 

Os dois primeiros terços por mais estranhos que pareçam para quem não está acostumado ao estilo do diretor alemão Christian Petzold, fica clara uma história de amor com seus altos e baixos. Tudo munda na parte final quando um determinado fato faz vir à tona a fantasia que está ligada a lenda e leva a algumas sequências estranhas e um final que foge do lugar comum. 

O trio Petzold, Paula Beer e Franz Rogowski trabalhou junto no superior e também diferente “Em Trânsito”.

Nenhum comentário: