sábado, 20 de agosto de 2022

A Pior Pessoa do Mundo

 


A Pior Pessoa do Mundo (Verdens Verste Menneske, Noruega / França / Suécia / Dinamarca, 2021) – Nota 6,5
Direção – Joachim Trier
Elenco – Renate Reinsve, Anders Danielsen Lie, Herbert Nordrum, Hans Olav Brenner.

Julie (Renate Reinsve) tem trinta anos de idade, tentou algumas carreiras e relacionamentos, mas sempre desistiu. Ao conhecer o desenhista Aksel (Anders Danielsen Lie), que é quatorze anos mais velho, ela inicia uma relação que parece ser a estabilidade e o amor que procurava. Aos poucos o desinteresse reaparece e Julie volta a sua vida de indecisão. 

Aplaudido pela crítica, este longa retrata uma protagonista que é a cara da geração atual e que por isso agrada a este público. Ela não é a pior pessoa do mundo, mas demonstra diversos defeitos e toda a problematização que os jovens atuais adoram. A dúvida sobre carreira e a dificuldade em se relacionar é algo que sempre existiu, porém nunca nos níveis dos dias de hoje. 

Por mais que a atuação da bela Renate Reinsve seja boa, fica difícil ter empatia por suas atitudes, principalmente no relacionamento com o mais sensato personagem do filme vivido pelo ótimo Anders Danielsen Lie. 

A divisão da história em doze capítulos, mas um prólogo e um epílogo é uma boa sacada, porém também deixa a narrativa um pouco cansativa e irregular.

Nenhum comentário: