sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Uma Vida Marcada & Passado Tenebroso

 


Uma Vida Marcada (Cry of the City, EUA, 1948) – Nota 7
Direção – Robert Siodmark
Elenco – Victor Mature, Richard Conte, Fred Clark, Shelley Winters, Betty Garde, Berry Kroeger, Debra Paget.

Após assassinar um policial, Martin Rome (Richard Conte) é levado ferido para o hospital, porém consegue escapar. No seu encalço está o detetive de polícia Candella (Victor Mature), que o conhece desde a infância. 

Este competente filme noir dirigido pelo especialista Robert Siodmark explora a típica trama complexa do gênero ao inserir vários coadjuvantes desonestos que cruzam o caminho do protagonista. O roteiro ainda toca na questão da lealdade familiar. Vale destacar as ótimas locações na Nova York dos anos quarenta e as sequências de violência.

Passado Tenebroso (The Dark Past, EUA, 1948) – Nota 6,5
Direção – Rudolph Maté
Elenco – William Holden, Lee J. Cobb, Nina Foch, Adele Jergens, Stephen Dunne, Lois Maxwell, Berry Kroeger.

Após fugir da cadeia, o assassino Al Walker (William Holden) se une a sua namorada (Nina Foch) e dois parceiros. Esperando um barco para sair do país, a quadrilha invade a casa de férias do psiquiatra Andrew Collins (Lee J. Cobb), que está com esposa, filho e a alguns convidados, todos se tornando reféns. 

Este curioso drama policial mistura violência e estudo psicológico. A agressividade do protagonista é analisada friamente pelo psiquiatra, que utiliza seu talento para tentar domar o sujeito. O conflito entre os dois é bastante interessante, porém a forma como a psicologia resolve a situação de forma rápida hoje se mostra ingênua, levando a um final que deixa a desejar. 

Destaque para os astros William Holden e Lee J. Cobb em início de carreira e para a participação de Lois Maxwell, que ficaria marcada no cinema pelo papel da secretária Miss Monneypenny nos filmes de 007 com Sean Connery e Roger Moore.

Nenhum comentário: