segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A Trincheira

 


A Trincheira (The Trench, França / Inglaterra, 1999) – Nota 6
Direção – William Boyd
Elenco – Paul Nicholls, Daniel Craig, Julian Rhind Tutt, Danny Dyer, James D’Arcy, Tam Williams, Cillian Murphy, Ben Whishaw.

Primeiro Guerra Mundial, 1916, véspera da sangrenta Batalha do Somme. Um grupo de soldados britânicos está em uma trincheira à espera da ordem para o ataque. 

Enquanto o tempo passa acontecem brincadeiras, conflitos e discussões até que a tensão chega a um nível absurdo no momento em que todos terão de colocar suas vidas em risco. 

O roteiro escrito por William Boyd, em seu único trabalho como diretor, foca no lado humano dos soldados que sabem que podem morrer a qualquer momento. 

A tentativa de aliviar a tensão funciona em parte, até que mesmo os que parecem mais tranquilos se entregam ao medo e ao desespero. 

É uma pena que o ritmo é irregular e a narrativa cansativa, chegando ao ápice penas na sequência final nos últimos minutos. 

O destaque fica para o elenco com astros atuais como Daniel Craig, Cillian Murphy e Ben Whishaw ainda jovens, além de rostos conhecidos como Danny Dyer e James D’Arcy.

Nenhum comentário: