sábado, 13 de agosto de 2022

Concorrência Oficial & Granizo

 


Concorrência Oficial (Official Competition, Espanha / Argentina, 2022) – Nota 5,5
Direção – Gaston Duprat & Mariano Cohn
Elenco – Penélope Cruz, Antonio Banderas, Oscar Martinez, José Luis Gomez, Manolo Solo.

Humberto (José Luis Gomez) é um empresário bilionário que ao completar oitenta anos de idade sente o desejo de fazer algo que deixe seu nome marcado para a prosperidade. Ele decide produzir um filme. 

Seus assessores contratam a excêntrica diretora Lola Cuevas (Penélope Cruz), que por seu lado exige para o elenco dois atores que são completamente opostos. Felix Rivero (Antonio Banderas) é o galã que vive no mundo da celebridades, enquanto Ivan Torres (Oscar Martinez) é um veterano ator intelectual. 

A dupla de diretores argentinos Gaston Duprat e Mariano Cohn comandou em 2016 o divertido “O Cidadão Ilustre” também protagonizado por Oscar Martinez. Aqui a dupla tente repetir o estilo de criticar a falsidade do ser humano, porém ao invés da simpática narrativa do longa anterior, fica difícil criar qualquer empatia pela trio de protagonistas.

Os três personagens são estereótipos clássicos do mundo do cinema, assim como os diálogos repletos de cinismo e falsidade mostram o verdadeiro caráter deles fora telas. O grande problema é o espectador abraçar a ideia e ter paciência para esta sucessão de alfinetadas e indiretas entre o trio em uma narrativa lenta. O final bizarro que beira o humor negro é uma boa sacada.

Granizo (Granizo, Argentina, 2022) – Nota 5,5
Direção – Marcos Carnevale
Elenco – Guillermo Francella, Peto Menahem, Romina Fernandes, Martin Seefeld, Nicolas Scarpino, Laure Fernandez.

Em Buenos Aires, Miguel Flores (Guillermo Francella) é uma famoso meteorologista que ao estrear um programa de tv vê sua vida virada de ponta ao cabeça ao errar a previsão do tempo por conta de uma violenta tempestade. 

Cancelado nas redes sociais, odiado por antigos amigos e afastado pelo canal de tv, Miguel decide viajar para Córdoba e se esconder na casa da filha (Romina Fernandes), a quem não visita faz muito tempo. 

Esta comédia argentina explora um formato de história e uma narrativa típicas das produções de tv, com personagens caricatos, situações que beiram o pastelão e um roteiro cheio de furos. 

O grande destaque por incrível que pareça são os efeitos especiais na sequência da segunda tempestade, que não deixam nada a dever em comparação com as produções americanas.

Nenhum comentário: