quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Runaway: Fora de Controle & O Domínio do Olhar

 


Runaway: Fora de Controle (Runaway, EUA, 1984) – Nota 7
Direção – Michael Crichton
Elenco – Tom Selleck, Cinthia Rhodes, Gene Simmons, Kirste Alley, Stan Shaw, G.W. Bailey, Joey Cramer, Chris Mulkey, Michael Paul Chan.

Em um futuro próximo, a polícia cria um esquadrão para combater robôs que foram hackeados e estão matando pessoas. Um dos policiais é Jack (Tom Selleck), que durante a caça ao criminoso (Gene Simmons) que alterou a tecnologia vê sua família se tornar alvo. 

Esta ficção escrita e dirigido por Michael Crichton explora os clichês do gênero da melhor possível, com a cara dos divertidos filmes semelhantes dos anos oitenta. Muita coisa vista aqui se tornou realidade, como os telefones móveis, os chips e as videochamadas, sem contar as assustadoras sequências com as balas teleguiadas. 

Este filme também foi uma das tentativas do astro de tv Tom Selleck emplacar como herói de ação depois de ter sido obrigado a recusar o papel de Indiana Jones em “O Caçadores da Arca Perdida” por causa de um contrato de exclusividade com a série “Magnum”. 

Selleck jamais conseguiu no cinema a mesma fama que tem na tv, onde até hoje trabalha com sucesso na série “Blue Bloods”. 

Vale citar ainda a participação de Gene Simmons, o vocalista da banda de rock Kiss como o vilão psicopata.

O Domínio do Olhar (Looker, EUA, 1981) – Nota 6
Direção – Michael Crichton
Elenco – Albert Finney, James Coburn, Susan Dey, Leigh Taylor Young, Dorian Harewood, Tim Rossovich, Terry Kiser.

A morte de três modelos que foram atendidas pelo famoso cirurgião plástico Larry Roberts (Albert Finney) transforma o médico em principal suspeito dos crimes. 

Para tentar provar sua inocência e acreditando que outras garotas que trabalham com moda podem ser alvos do mesmo criminoso, Larry conta com a ajuda de sua amiga Cindy (Susan Dey), que também é modelo. O que eles não imaginam é que os crimes são parte de um experiência bancada por um milionário (James Coburn). 

O escritor e diretor Michael Crichton escreveu o roteiro desta mistura de ficção e suspense detalhando uma trama que tem uma vaga semelhança com seu filme anterior “Coma”. Crichton consegue impor um ritmo razoável e manter o interesse no espectador até a parte final, quando a ação vem à tona e qualidade da história desaba.

Nenhum comentário: