segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O Jovem Ahmed

 


O Jovem Ahmed (Le Jeune Ahmed, Bélgica / França, 2019) – Nota 7,5
Direção – Jean Pierre & Luc Dardenne
Elenco – Idir Ben Addi, Myriem Akheddiou, Claire Bodson, Othmane Moumen, Amine Hamidou.

Em uma cidade da Bélgica, o adolescente Ahmed (Idir Ben Addi) está obcecado em seguir a versão do Alcorão propagada pelo imã (Othmane Moumen) que comanda a mesquita em seu bairro. 

Sua rigidez em seguir as regras o leva a entrar em conflito com sua mãe (Claire Bodson) e principalmente com sua professora (Myriem Akheddiou), a quem ele considera uma infiel que merece ser castigada. 

O roteiro escrito pelos irmãos Dardenne se volta para a terrível consequência da influência de fundamentalistas islâmicos na cabeça de adolescentes inseguros, que passam a acreditar que estão lutando uma guerra santa. 

A sequência da reunião entre pais de origem árabe e a professora deixa claro como a religião levada ao pé da letra dificulta qualquer tipo de relação. 

Como é comum nos trabalhos dos irmãos Dardenne, temos o movimento nervoso da câmera, com várias sequências sendo filmadas com ela na mão seguindo os personagens de uma forma inusitada. 

O foco em temas polêmicos ligadas a minorias, grupos e pessoas comuns é outro fator comum na filmografia da dupla. É um estilo que eu gosto bastante, com um realismo incômodo.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Muito interessante o tema.
São fanáticos.
Gostaria de assistir.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É um filme com um tema bastante atual.

Bjs