sábado, 25 de novembro de 2017

Z - A Cidade Perdida

Z – A Cidade Perdida (The Lost City of Z, EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – James Gray
Elenco – Charlie Hunnam, Robert Pattinson, Sienna Miller, Tim Holland, Edward Ashley, Angus Macfadyen, Ian McDiarmid, Clive Francis.

Irlanda, 1906. O major e também cartógrafo Percy Fawcett (Charlie Hunnam) recebe uma proposta da Sociedade de Geografia Real da Inglaterra para viajar até a Amazônia e mapear a fronteira entre Brasil e Bolívia.

Mesmo sabendo dos perigos, Fawcett deixa esposa (Sienna Miller) e um filho pequeno para enfrentar o desafio. Ao lado do explorador Henry Costin (Robert Pattinson), Fawcett fica encantado com a floresta e com a possibilidade de existir uma cidade perdida. Ele dedicará boa parte de sua vida para procurar a cidade. 

O diretor James Gray se baseou em um livro que conta a fantástica história real do explorador Percy Fawcett e sua busca pela cidade perdida que ele mesmo batizou de Z. Não espere uma aventura agitada, o ritmo é cadenciado, focando nas pequenas descobertas e nos perigos básicos de uma expedição selvagem. Este enfoque desagradou o público que procurava ação. 

Mesmo tendo duas horas e vinte minutos de duração, a história é recheada de acontecimentos que poderiam render um filme ainda mais longo. O diretor preferiu inserir pulos no tempo para diminuir a duração, solução que deixou o filme um pouco irregular, além de resumir a quantidade de viagens do protagonista. O verdadeiro Fawcett participou de sete expedições ao Amazonas. 

No geral, é um filme muito bom na parte técnica, com um bonita fotografia que explora aos cenários naturais da floresta e uma história intrigante. 

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sem nenhum interesse para mim.
Apesar da linda Sienna Miller.

Hugo disse...

Liliane - Gostei bastante, apesar das críticas terem sido negativas.

Liliane de Paula disse...

O filme A tentação que comentei é com esse ator Charlie Hunnam.
Ele é bom. Achei.

Hugo disse...

Liliane - É um ator que vem se destacando nos últimos anos.

Pedrita disse...

realmente achei estranho estar em aventura. sim, as viagens expedicionárias eram uma aventura, mas o filme é mais drama e histórico. foi uma grata surpresa. e me surpreendeu como fawcett via os indígenas, mesmo que ainda com olhar civilizatório, ele admirava a evolução de caça, pesca e plantação dos indígenas. gostei muito. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu tb gostei bastante. É uma interessante visão da viagens de Fawcett.

Bjs